Sigur Rós ( ) 01

Sigur Rós ( ) 01

Uma querida amiga estava com a passagem  comprada para os EUA e me perguntou se eu queria alguma coisa de lá. Pedi para ela trazer um desses três álbuns:

– “( )” do Sigur Rós

– “The Fragile” do Nine Inch Nails

– “Lateralus” do Tool

Marina (minha amiga) voltou com o “( )” e me deu de presente. Eu já tinha o álbum em mp3, mas ouvi-lo com qualidade de som de CD foi apaixonante. Esse álbum foi o que me sugou para o universo dessa banda ímpar da Islândia. Lançado em 2002, o álbum significa para mim a destruição de um paradigma quase supremo no que diz respeito a música cantada: as letras.

O poético nome do álbum, parênteses sem nada no meio, é apenas um indicativo de que esse álbum, apesar de ter registro de voz, não possui nenhuma letra. As músicas não possuem nome e, em todo o álbum, não há nada escrito além do nome da banda na capa.

O disco tem em sua arte gráfica a poesia estampada em um branco proposital, passando a idéia de vazio, de nada. Uma ode a completa falta de tudo, ao vazio que quer dizer muito mais do que muitas palavras.

( )” traz as músicas mais tristes do Sigur Rós. Temas que muitas vezes são mantras musicais, se repetindo em um minimalismo belo e suave que tem a mesma função dos mantras indianos. Quando menos se percebe, o som do piano, a guitarra tocada com um arco de violino, os vocais andróginos, e tudo mais que cerca esse álbum, o elevam para um patamar contemplativo maior.

A banda continuou fazendo obras primas no decorrer de sua carreira, mas está aqui a sua obra mais profunda. A faixa 4 do álbum fez parte do ótimo filme “Vanilla Sky” em uma versão com letra em inglês. A música toca ao fim do filme quando (Spoiler!!!!) o personagem de Tom Cruise se joga do prédio para poder retornar ao mundo real. Emocionante.

Esse é um dos CDs que guardo com maior cuidado e esmero na minha coleção e espero um dia poder ter a sua versão em vinil.

E Marina, já não nos falamos há tanto tempo depois que você foi embora. Eu tenho que te agradecer mais algumas milhares de vezes pelo presente.Valeu!

Sigur Ros ( ) 02

 

Sigur Rós ( ) 03

Sigur Rós ( ) 04Sigur Rós ( ) 05


 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!