Van Halen - A Different Kind of Truth

Van Halen - A Different Kind of Truth

Resenha por João Mateus, do blog O Musicófilo

A Different Kind Of Truth é o décimo segundo disco da banda americana Van Halen e retoma a carreira do grupo em diversos aspectos:

  1. Este é o primeiro álbum da banda após 14 anos de “férias” do estúdio, sendo Van Halen III (1998) o último lançamento da banda.
  2. Após 27 anos, David Lee Roth volta a gravar com o grupo que o levou ao estrelato e ao qual voltou em 2007 para turnês.

Michael Anthony, atualmente baixista da super banda Chickenfoot, completaria a formação original tocando baixo, mas neste disco quem assume o instrumento é o filho do guitarrista Eddie Van Halen, Wolfgang, que acompanha o pai em suas turnês desde 2006 e mostra um desempenho mediano em seu primeiro registro fonográfico.

“Tattoo” abre o disco com muito peso e uma sonoridade setentista, este foi o primeiro single do álbum e tem um grande apelo como seu refrão de fácil assimilação e a guitarra inconfundível de Eddie Van Halen fazendo um belo solo que mostra que a banda está em forma, enquanto “She’s The Woman” vem em seguida com um riff marcante de guitarra e uma ótima levada de bateria, a faixa já existe desde 1976 e está registrada em gravações não autorizadas da banda, mas só agora foi lançada oficialmente remetendo diretamente aos primeiros trabalhos do grupo.

“You And Your Blues” traz David Lee Roth fazendo uma grande performance vocal em uma música mais lenta, mas com muito peso e agressividade. “China Town” começa com uma das inúmeras “insanidades” guitarrísticas de Eddie, abrindo espaço para a primeira música em que o baterista Alex Van Halen demonstra sua legendaria habilidade tocando com dois bumbos, lembrando a clássica “Hot For Teacher” do álbum MCMLXXXIV (1984).

“Blood And Fire” inevitavelmente lembra “Panama”, um dos maiores hits da banda, graças às pequenas frases de guitarra que caracterizam a música e ao ritmo vocal feito pelo vocalista do grupo. “Bullethead” vem com velocidade, soando como uma música punk do anos 70 e trazendo o título do disco entre suas frases rápidas. A segunda metade do disco é toda muito parecida, dando a impressão que a maioria das faixas foram criadas no mesmo período de tempo como uma grande música que foi dividida em várias partes. “Stay Frosty” aparece como uma exceção a isso quebrando a sequência de canções “irmãs” como seu estilo Country Blues.

A Different Kind Of Truth mostra que o Van Halen voltou com tudo e com a intenção de ficar em evidencia por um bom tempo, por isso antes mesmo do lançamento do disco o grupo já havia feito uma grande divulgação em torno da turnê milionária deste disco que já tem 45 datas marcadas e provavelmente vai se estender pelo mundo com grande possibilidade de passar pelo Brasil em 2013.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!