U2 foi a banda que mais atraiu público no Brasil em 2011

U2 foi a banda que mais atraiu público no Brasil em 2011

O jornalista Thales Menezes, da Folha de São Paulo,  elaborou uma matéria sobre os shows internacionais no Brasil em 2011. O país recebeu este ano 506 eventos com atrações de fora do país, porém este número pode ser maior, visto que, só foi contabilizado os números das cinco maiores produtoras que atuam por aqui.

Em relação ao ano passado, aquele número representa um aumento de 116% – em 2010, foram 234 apresentações. Contabilizando os artistas, foram 262 este ano, contra 149 no ano passado.

Em um infográfico elaborado para a matéria, o U2 foi apresentado como a banda que atraiu o maior público – 240 mil pessoas, aproximadamente, em seus shows. Cyndi Lauper e Ducle Maria foram os artistas que fizeram mais apresentações no país. Ressaltando que a matéria apurou os números das maiores produtoras, pois nomes como Sublime With Rome, Motion City Soundtrack e All Time Low, por exemplo, fizeram 8 shows, cada, no Brasil em 2011.

Dentro dos números apurados, foram vendidos 2 milhões de ingressos e arrecadados 600 milhões de reais com a venda das entradas, o que dá uma média de R$ 300 por ingresso. A cidade que mais recebeu shows foi São Paulo, com 203 apresentações, seguido do Rio de Janeiro, com 98.

A matéria ainda apresenta a informação de que Estados Unidos e Europa, segundo a cantora Laura Pausini, têm demandado menos shows hoje em dia, por conta da crise. “Brasil, Chile, África do Sul e países da Ásia são os mercados mais interessantes hoje”, segundo a artista.

Além disso, os shows têm sido a principal fonte de renda para as bandas, visto que, a venda de discos já não é a mesma há um bom tempo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!