The Black Keys - El Camino (2011)

The Black Keys - El Camino (2011)

Resenha por João Mateus do blog O Musicófilo

Em Maio de 2010 o duo americano de blues rock The Black Keys lançou o aclamado por público e crítica Brothers, e agora na reta final de 2011 com a maioria das listas de melhores discos do ano já fechadas e publicadas, a dupla formada pelos músicos e produtores Dan Auerbach (Guitarras e Vocais) e Patrick Carney (Bateria) lança El Camino com o pensamento “por que deixar para 2012 um grande álbum que pode ser lançado em 2011?”.

Este é o terceiro trabalho do duo produzido em parceria com Danger Mouse, que atuou como compositor, produtor e músico, ficando responsável pela parte de teclados do disco.

O hit instantâneo “Lonely Boy” abre o álbum da melhor forma possível, com um riff marcante executado pela guitarra, uma levada de bateria forte e um ótimo refrão de melodia fácil que gruda na cabeça do ouvinte logo de cara. O clipe da música é um show à parte, simples e extremamente eficiente para ligar a imagem diretamente à música.

“Dead And Gone” liga a sonoridade característica do Black Keys a outra que lembra as trilhas sonoras de filmes de faroeste, certamente uma influência do trabalho solo mais recente de Danger Mouse, Rome (2011). “Gold On The Ceiling” chama a atenção pelos teclados e seu ótimo arranjo.

“Little Black Submarines” soa como a “Stairway To Heaven” do duo, sua estrutura lembra bastante a música do Led Zeppelin, começando calma apenas com voz e violão e a partir da metade tendo guitarras distorcidas, baixo e bateria com um peso absurdo e um grande solo de guitarra. Sem dúvida uma das melhores faixas do álbum.

“Hell Of A Season” parece uma irmã mais nova da faixa de abertura do álbum, tendo uma levada de bateria e as métricas das frases da estrofes muito semelhantes. A dupla guarda para o final do disco uma grata surpresa ao ouvinte, a ótima “Mind Eraser” com mais um refrão arrebatador e um grande arranjo.

Este sem dúvida é um dos melhores álbuns de 2011 e com certeza vai estar presente nas listas de melhores do ano que ainda não foram publicadas. Em 2010 o The Black Keys lançou Brothers, agora em 2011 El Camino, será que está por vir outro grande álbum em 2012?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!