Shows opostos na passagem do Kings of Convenience pelo Brasil

Shows opostos na passagem do Kings of Convenience pelo Brasil
(Foto por Jonia Caon/Vírgula)

Fãs do Kings of Convenience viveram situações opostas nas duas únicas apresentações da dupla norueguesa no Brasil. Na última quinta-feira (dia 8 de dezembro), o público do Cine Joia, São Paulo, pode presenciar as exigências de Erlend Oye e Eirik Boe na pele:

  • Nada de fotos ou filmagens pelo público ou pela imprensa durante os primeiros 30 minutos de apresentação;
  • Fotos pela imprensa apenas nas músicas 12, 13, 14 e 15 do setlist e com as câmeras longe do palco
  • Bares fechados durante o show.

Foram feitas projeções e cartazes com tais exigências para alertar as pessoas, algo que, de acordo com a Folha.com, já é de conhecimento dos próprios fãs. Porém, uma outra exigência foi feita e essa foi no mínimo estranha: “A banda pede que a plateia mantenha silêncio durante o show”. Com isso o clima de tensão foi criado.

“O silêncio é o terceiro componente do Kings of Convenience”, avisou Eirik, segundo a reportagem da Folha.com. Entre uma música e outra não se ouvia os aplausos e gritos tão comuns e sim, pedidos de silêncio entre o público. Para acompanhá-los nas canções, a dupla soltou: “Quem quiser nos seguir pode estalar os dedos”.

A dupla encerrou o show em São Paulo com “Corcovado”, de Tom Jobim. Com esse fim, a dupla saiu debaixo de muitos aplausos, porém outros já haviam deixado o local irritados por conta do clima criado.

Já no Rio de Janeiro, no show promovido pelo Queremos, o público viu outro Kings of Convenience. Com informações do O Globo.

“Ouvimos dizer que vocês são os co-produtores do nosso show. Adoramos o projeto, é uma ideia ótima!”, disse Erlend, logo que entrou no palco. Os mesmos avisos com as exigências foram espalhados pelo Circo Voador, o que se criou um clima de tensão nos primeiros 15 minutos. Após isso, Eirik e Erlend interagiram com o público com pedidos de palmas e estalados de dedos, bem como uma “ola”, típica dos jogos de futebol.

No setlist, hits como “Misread”, Cayman Islands” e “I’d rather dance with you”, além do cover de “Corcovado” e uma versão de “Know How”, da Feist, embalaram a noite do show carioca. Em “24-25”, Eirik pediu ajuda do público para cantar o mais alto que pudessem e ao final agradeceu: “Essa música nunca foi cantada como um hit, como agora. Vocês têm vozes lindas!”, mas não esqueceu de alfinetar: “Se a pessoa do seu lado estiver cantando fora de tom, pode pedir para ela parar. Basta um desafinado para estragar um coro. Só pode cantar quem for bom nisso”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!