21° edição do Festival de Inverno de Garanhuns

21° edição do Festival de Inverno de Garanhuns

Entre os dias 14 e 23 de julho, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco, acontecerá o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2011). O evento, que este ano chega a sua 21ª edição, se consolida no calendário nacional como um dos principais festivais do País.

Neste ano, o evento irá homenagear o falecido artista Lula Côrtes. Desse modo, o palco na praça Guadalajara receberá os shows da última banda do artista (Triângulo do Poder) e de seus parceiros da música Geraldo Azevedo e Alceu Valença, que vão levar à abertura do Festival o show Vivo!, no qual Lula fez sua última participação especial, no começo deste ano. “Lula Côrtes é um dos maiores artistas pernambucanos, símbolo da cultura e da arte produzida de forma independente e crítica”, comenta o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte.

O FIG, que tem duração de 10 dias, vem celebrar a diversidade cultural brasileira.

Acontecerão centenas de atrações, entre shows, espetáculos teatrais, intervenções artísticas, exposições, apresentações circenses, performances de dança, mostras de cinema, oficinas, debates e atividades de formação, entre outros.

A seleção para composição da programação foi feita a partir de um edital convocatório nacional, onde artistas enviaram suas propostas para todos os segmentos contemplados pelo FIG. Cerca de 20% da programação musical foi composta por artistas e grupos que foram convidados diretamente pela equipe de concepção e produção do evento.

O evento conta com músicos bastante conhecidos em pernambuco e outros de todo país, como Orquestra Contemporânea de Olinda, Otto, Frejat, Nando Reis, Pato Fu, Marina Lima, Zé Cafofinho e Suas Correntes, Spok Frevo Orquestra, Roberta Sá, Karina Buhr, Luiza Possi, Seu Jorge, Siba, Mundo Livre S/A, Nação Zumbi, Mônica Feijó, Eddie, Marcelo Camelo, Mukeka di Rato, Desalma, Devotos, Diablo Motor, Autoramas, Nzambi, Tribo de Jah, Tulipa Ruiz, Zé Brown e convidados, entre outros.

Para conferir a programação completa, basta entrar no site da Nação Cultural.

21° edição do Festival de Inverno de Garanhuns

21° edição do Festival de Inverno de Garanhuns

Com relação ao tributo a Côrtes, haverá um show de abertura do evento (quinta, 14) que contará com a participação de outros artistas que fizeram parte da trajetória de cantor e compositor, tais como Zé da Flauta, Lailson, Don Tronxo, Ortinho, Tito Lívio e Roger de Renor, que serão acompanhados pelas bandas Má Companhia e Triângulo do Poder.

Entre as novidades programadas para esta edição, está o Caminhão de Cultura: um palco móvel que levará para outros bairros da cidade as diversas apresentações de música.

O Festival também promove um  espaço para a realização de ações de Formação Cultural. Durante os dez dias do FIG, são oferecidas à população, de forma gratuita, uma série de oficinas de linguagens e institucionais. O objetivo é que as oficinas que serão ofertadas sejam o ponto de partida para o início de um novo processo de formação dentro do trabalho desenvolvido no setor cultural em Pernambuco.

Além dos locais onde tradicionalmente acontecem as apresentações (parques Euclides Dourado, Ruber Van der Linden e na Praça Guadalajara), o evento levará uma série de projetos para outros pontos da cidade, democratizando o acesso à cultura e dando continuidade ao conceito de descentralização defendido pela política do Pernambuco Nação Cultural. “O FIG é de fato o grande festival da diversidade da cultura pernambucana e brasileira e por isso é de extrema importância levar as suas atividades para o maior número de pessoas possível”, comenta o presidente da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), Severino Pessoa.

Os pólos voltados à música são:

Esplanada Guadalajara
Palco de maior público do festival, a Guadalajara recebe as atrações de grande porte, com apresentações que contemplam diversos estilos musicais. Acontece todos os dias, a partir das 22h, e marca a abertura do festival, como atração única da quinta-feira, primeiro dia do evento.

Parque Euclides Dourado
Palco Pop – Apresentações de bandas e artistas de música alternativa, mesclando o rock e seus derivados, como manguebeat, funk e rap, entre outros, com a música regional. A programação acontece da primeira sexta ao segundo sábado do FIG, entre 19h e 22h.

Palco Forró – Espaço destinado aos gêneros da matriz do forró, utiliza a mesma estrutura do Palco Pop, com shows que começam por volta da meia-noite. Também acontece durante nove dias, da primeira sexta-feira até o encerramento.

Palco Instrumental – Palco montado no Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo), destinado aos grupos e artistas instrumentais, com apresentações que vão da música regional ao jazz. Programação de segunda a sábado, sempre às 18h.Palco Erudito – Programação de nove dias na Igreja Matriz de Santo Antônio, pela manhã e à tarde, com apresentações de música erudita, sendo quatro dias com curadoria do Conservatório Pernambucano de Música, quatro dias com curadoria do Virtuosi e um dia da Fundarpe.

Teatro Alfredo Leite
Realização de espetáculos de teatro adulto e ópera, com a presença de grupos pernambucanos e de outros estados. De sábado a sábado, sempre entre a partir das 19 horas.

O Festival de Inverno de Garanhuns é gratuito!

F.: RecifeRock!