Conheça melhor o SuperHeavy

O aguardado álbum de estreia do supergrupo SuperHeavy (ou Super Heavy), liderado por Mick Jagger, será lançado no Brasil em setembro, através da Universal Music (sob seu selo A&M), conforme nós já avisamos.

A banda gravou ao longo de apenas três semanas, em Los Angeles, a maioria das músicas do registro, que será composto por “Miracle Worker” (a primeira faixa de trabalho), “One Day One Night“, “Energy“, “Unbelievable“, “SuperHeavy“, “I Can’t Take It More“, “You’re Never Gonna Change” e “I Don’t Mind“.

Álbum-do-Super-Heavy-será-lançado-em-Setembro

O disco, homônimo, foi co-produzido por Jagger e Dave Stewart, que era do Eurythmics e que também faz parte do SuperHeavy, assim como a diva Soul Joss Stone, Damian Marley (o filho mais novo de Bob Marley) e A.R. Rahman (compositor da trilha sonora do longa “Quem Quer Ser um Milionário?”).

E foi justamente essa união de estilos musicais e culturas diferentes o motivo para a criação do SuperHeavy. Jagger explicou: “Dave realmente queria fazer um disco com um grupo diferente de músicos, em outras palavras, com diferentes formações musicais. Em vez de cada um ser um músico de rock, ou basicamente um músico de blues, ou algum outro gênero, ele queria quantos gêneros diferentes coubesse. Eu disse que parecia uma boa idéia, só nunca pensei que iria realmente acontecer“.

Com a ideia amadurecida, os integrantes do grupo, então, começaram a ser escalados. O primeiro convite que surgiu foi para a jovem britânica Joss Stone: “Joss foi uma escolha óbvia para nós. Ela é uma cantora e um espírito incrível“, contou Dave Stewart, que, inclusive, é o produtor do novo disco de Stone, que será lançado no próximo mês.

Apaixonados pela Jamaica e pela música jamaicana, não demorou para que Jagger e Stewart convidassem Damian Marley para participar do projeto. Aliás, Damian também trouxe sua seção rítmica para o SuperHeavy: o baixista e compositor Shiah Coore e o baterista Courtney Diedrick.
Outra colaboração é a da violinista Ann Marie Calhoun, conhecida por trabalhar com o Foo Fighters e parceira de longa data de Stewart, quem a convidou para fazer algumas participações.

A última peça do quebra-cabeça do SuperHeavy foi encaixada justamente em Los Angeles, quando a banda estava próxima de gravar o registro. Segundo Stewart, o compositor indiano AR Rahmantraz muito conhecimento musical, musicalidade incrível, melodia e o poder do canto de uma cultura diferente“.

Assim como os outros integrantes, Rahman não tinha ideia do som que a banda faria e muito menos qual seria a função de cada um: “No primeiro dia eu estava atordoado pensando, ‘O que estou fazendo? Qual é o meu papel?’ E então lentamente começamos a escrever uns com os outros, e foi ótimo. Eu me transportei aos meus tempos de segundo grau, quando tocava em uma banda de rock, mas essa era de verdade!“.

Com a banda formada e compondondo em harmonia, achar um nome que fosse a tradução do encontro desses grandes músicos, era mais que necessário. Marley, certa vez, rifou “SuperHeavy”, inspirado por Muhammad Ali quando foi o campeão de peso super pesado do mundo. Isso entãou tornou-se o slogan da banda. Não demorou muito para alguém sugerir que esse fosse o nome do grupo. Esse alguém foi, justamente, Mick Jagger. “Todos nós pensamos sobre isso por muito tempo, e então ficou marcado“, contou Stewart.

De acordo com Joss Stone, o som da banda irá surpreender mais que o esperado: “É um novo tipo de música, é um novo gênero, que não podem ser situados“, embora Mick Jagger deixe claro que a música é acessível: “Se você é um fã dos Rolling Stones há definitivamente coisas com as quais você pode se relacionar. Outras coisas com as quais pode não relacionar-se tanto, talvez se ouvir, você vai gostar“.

E foi o próprio Jagger que falou, humildemente, sobre o futuro do projeto: “Nós não planejamos fazer uma tour nem nada, mas se as pessoas realmente gostarem, talvez aconteca. Adorariamos sair e tocar um pouco ao vivo. Assim que começamos a tocar juntos no estúdio funcionou, e todos estes estilos diferentes não parecia ser um problema, pois se encaixavam… Espero que as pessoas gostem…

O grupo está preparando um video promocial, que será lançado em breve, para o single “Miracle Worker“. Mas enquanto ele não fica pronto, confira o teaser lançado há poucos dias.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!