Garage Project

Garage Project

O Garage Project é uma ideia da Vice em parceria com a Citroen que tem como objetivo maior mostrar o universo da produção musical através de entrevistas com grandes nomes da área, produtores experientes, jovens inovadores e nomes interessantes que trabalham, no melhor sentido da palavra, com música.

E o projeto está cercado de diversas iniciativas interessantes.
Por exemplo, eles recrutaram o DJ Zegon (Planet Hemp, NASA) e o produtor Roy Cicala, que foi engenheiro de som de nomes como John Lennon e Jimi Hendrix para produzir bandas novas aqui do Brasil.
A primeira banda escolhida para a iniciativa foi o 8bit Pipe e você pode conferir um vídeo muito bacana sobre o processo criativo da banda e também da gravação da música, bem como ouvir o resultado final, a canção “Indigo Child”, logo abaixo.

8bit Pipe – Indigo Child by Garage Project

Para dar um chute inicial no projeto, os caras irão fazer uma festa com o trio Inglês The Cribs no próximo dia 17 de Junho em São Paulo, com abertura do próprio 8bit Pipe.

Misturando punk, pós punk e pop, o trio é conhecido por suas caóticas performances ao vivo, onde ninguém pode (e nem consegue) ficar parado e também por ter contado com Johnny Marr, guitarrista dos Smiths em sua formação.

Você pode concorrer a 150 pares de convites para a festa clicando aqui.

O The Cribs não foi escolhido à toa, já que leva o processo de produção dos discos muito a sério e em cada um de seus full-lengths escolheu um produtor diferente que se adequasse ao som que a banda estava procurando.
No primeiro disco dos caras (“The Cribs”, de 2004) os caras utilizaram equipamentos vintage com os produtores Ed Deegan e Bobby Conn, enquanto “The New Fellas”, de 2005, teve produção de Edwyn Collins, que trouxe toda sua experiência derivada da composição de músicas da banda oitentista Orange Juice.

“Men’s Needs, Women’s Needs, Whatever” de 2007 contou com uma das figuras mais adoradas pelos indies, Alex Kapranos, do excelente Franz Ferdinand na produção e o mais recente trabalho dos caras, “Ignore The Ignorant”, de 2009 ficou a cargo de Nick Launay.

Dando mais uma pitada da aproximação que o projeto quer realizar entre público e artista, o site do Garage Project traz a lista de equipamentos utilizadapelos membros da banda: guitarras Fender Mustang, amplificadores Orange, pedal Ibanez, baixo Fender, amplificadores Ampeg e baterias Highwood Drums, pratos Zildjian e peles Remo.

Todo mundo que já teve ou tem uma banda sabe o quanto é interessante saber como seus ídolos compõem seus discos, os gravam, quais instrumentos utilizam e como chegam aos tão queridos discos finais.
Essa é uma ótima oportunidade para que você, artista, tenha essa aproximação e também leve sua banda a lugares onde queira estar.

Se você tem banda nova, quer trabalhar com produção musical ou tem curiosidade sobre os vários aspectos envolvidos na composição e gravação de uma faixa ou álbum, siga o twitter oficial do projeto aqui e fique ligado no TMDQA! onde traremos mais novidades sobre esse projeto.

As informações do show do The Cribs estão todas lá também e no site oficial do projeto: Garage Project

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!