Dave Grohl escolhe suas 10 músicas de Hardcore dos anos 80 preferidas

A revista Rolling Stone convidou 50 artistas para compartilharem listas pessoais de Top 10 que influenciaram a vida de cada um deles de alguma forma.
Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana) fez a dele e escolheu como tema o Hardcore dos anos 80.

Para abrir sua lista, Grohl disse que:

Eu tive sorte de crescer em Washington, D.C. e ver alguns dos melhores shows da história do hardcore-punk.
O hardcore nasceu durante a era Reagan, quando o país estava passando por uma mudança conservadora horrível. A música inspirou todos nos a dizer ‘Foda-se, eu não quero ser parte do seu sistema’.
Eu achava que o meu destino seria trabalhar em um galpão de móveis, mas aí eu vi as bandas de hardcore e percebi: ‘Eu posso fazer isso! Eu nem preciso ser bom em tocar meu instrumento!’.

A lista de Dave bem como suas considerações sobre cada uma ficou assim:

  1. Naked Raygun – Surf Combat – A maioria das músicas de hardcore dos anos 80 eram sobre Reagan ou sobre nada. Essa é sobre o último.
  2. Corrosion Of Conformity – Loss For Words – Eles fizeram o Metallica soar como as Spice Girls.
  3. NoMeansNo – It’s Catching Up – Scream, a banda de hardcore da qual eu fazia parte naquela época abriu pro NoMeansNo em 1987 em Tacoma, Washington.
  4. Void – Who Are You? – Os shows deles eram incrivelmente caóticos. O Void era pesado e desleixado pra caralho.
  5. Black Flag – Room 13 – Eu tenho uma tatuagem apagada do Black Flag que eu tentei dar a mim mesmo quando tinha 12 anos que parece que eu levei um tiro no braço com um pedaço da ponta de um lápis.
  6. Squirrel Bait – Sun God – Eu toquei isso recentemente para o Taylow Hawkins. Ele disse “Wow, o Kurt realmente gostava dessa banda? Isso parece muito com Nirvana”
  7. D.R.I. – I Don’t Need Society – A maioria das suas músicas antigas duravam entre 20 e 60 segundos. Eu os vi no show Rock Against Reagan em 83, em um 4 de Julho.
  8. Rites Of Spring – For Want Of – Eles apareceram com uma mistura perfeita de melodia e letras poéticas. Essa é uma carta de amor de partir o coração com uma linda música de pano de fundo.
  9. Hüsker Dü – Chartered Trips – Sem Husker Du, sem Foo Fighters.
  10. Bad Brains – At The Movies – Sem dúvida, a maior banda de hardcore americano de todos os tempos. Quatro afro-americanos que influenciaram todo mundo em D.C. a começar uma banda de punk.

Você pode ler a matéria original, em Inglês, aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!