Rock in Rio

Rock in Rio

Faltando 321 dias e algumas horas para o retorno, literalmente, do Rock in Rio ao Brasil, as informações ainda estão saindo em doses homeopáticas. Mas provavelmente não por muito tempo.

O mês de novembro está marcado para as vendas do Rock in Rio Card começarem e para a produção do festival anunciar as primeiras bandas que estarão no Rio de Janeiro nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2011. Lembrando que os dias serão temáticos.

Boa parte das informações que estão sendo divulgadas sobre o festival estão saindo via Formspring Oficial do Rock in Rio seja através de perguntas feitas por usuários, seja de perguntas feitas e respondidas pelo próprio perfil do RiR.

O uso dessa e de outras formas de relacionamento com o público via internet – Twitter, Facebook, Orkut – é algo, agora, relevante para o Diretor Geral do festival, Paulo Fellin, que relata no vídeo abaixo como estão sendo as contratações artísticas para RiR.

Algo que vem levantando muitas questões são as atrações. Reafirmando o que a produção vem dizendo, nenhuma banda foi confirmada e quando algo sair será através do site e redes sociais oficiais. O que já está certo são 2 nomes nacionais e 2 internacionais que devem ser divulgados no início das vendas do Rock in Rio Card. Porém uma das principais artistas pop mundial do momento, Lady Gaga, já recusou o convite visto que estará de férias no período do festival. Através do Formspring foi dito que o festival pretende manter a essência do 1º evento em 1985 agradando todos os gostos.

Todos os gostos de várias idades também. Essa questão ainda está sendo estudada pela produção do evento. Como será a entrada de menores no RiR? O que está sendo dito é que a entrada vai ser permitida mas ainda não se sabe como. É importante frisar também que a questão da acessibilidade está no projeto da Cidade do Rock e a entrada para os portadores de alguma deficiência será separada. Abaixo você confere um vídeo com o espaço na Barra da Tijuca em 3D.

E os artistas de plantão que gostariam de tocar no festival terão a chance através de um concurso promovido pela produção do RiR e o Estadão. O Prêmio Musique está na terceira edição e conta com o Dinho Ouro Preto que escreveu uma letra e os participantes terão que compor uma música para esta letra. Para esta edição as inscrições já acabaram mas haverá outras duas edições em 2011 e os vencedores das 5 edições participarão de uma votação pelo site e o público vai escolher quem vai ser apresentar no Rock in Rio 2011.

Em termos de estrutura física, o Rock in Rio 2011 contará com roda gigante, praças de alimentação, área com lojas entre outros atrativos, fora os locais onde os artistas tocarão. Dentro da área do festival haverá uma rua cenográfica, a Rock Street, inspirada na cidade de Nova Orleans nos Estados Unidos onde bandas de jazz se apresentarão.

Vale salientar que não haverá pista premium, área vip, ou espaço parecido dividindo o público. O que vai ter é uma espécie de camarote vip mas apenas para convidados. Outro fato é que não terá área de camping e uma vez dentro da Cidade do Rock a pessoa não pode sair e voltar no mesmo dia. A abertura dos portões na sexta e sábado de cada final de semana será às 16 horas e no domingo às 14. E mantendo algo que sempre foi prioridade nas edições no Brasil, Portugal e Espanha, a segurança terá toda a atenção para evitar qualquer tipo de problema.

Sobre os ingressos, os preços já tinham sido divulgados: 190 reais o preço da inteira e 95 reais a meia. E o mais importante, não haverá aumento no valor porém não haverá desconto para compra de mais de um ou algum tipo de passaporte para mais de um dia. Segundo Roberto Medina, vice-presidente do Rock in Rio, 5% da receita com as vendas dos ingressos serão revertidos para a promoção de ações socioambientais. Ao todo já foram investidos cerca de R$ 11,7 milhões em ações deste tipo e Medina afirmou para O GLOBO que “a música é um veículo para unir as pessoas e fazer com que elas reflitam sobre a possibilidade de um mundo melhor. Temos um déficit social impressionante. O Rock in Rio é tão complexo e difícil de ser realizado que a parte social é um estímulo para continuarmos o projeto.” Em um dos eventos na Espanha, por exemplo, algumas ações resultaram no plantio de 30 mil árvores.

O início das vendas será no próximo mês com o Rock in Rio Card, cartão que dará acesso à Cidade do Rock por um dia, ou seja, caso a pessoa queira ir os 6 dias terá que comprar 6 cartões. Este cartão dá acesso gratuito à diversas atrações: shows, palcos, roda-gigante, tirolesa. As vendas do RiR Card será apenas este ano e depois os ingressos serão vendidos normalmente. Mas quem comprar o cartão terá a prioridade na escolha dos dias antes de quem comprar o ingresso normal. A escolha para os dias começará quando toda a programação tiver sido divulgada.

Quem quiser ir mais de um dia com ingresso de meia-entrada terá que comprar com documentos diferentes pois cada CPF dá direito a 1 RiR Card de estudante e 4 inteiras. Segundo a organização essa será uma forma de evitar a ação dos cambistas, porém os ingressos não serão nominais portanto quem quiser vender o seu terá certa facilidade. As vendas do Rock in Rio Card serão para todo o Brasil e no ato da compra, quem quiser comprar o cartão para estudante terá que compravar no ato da compra que pode comprar meia com algum documento scaneado.

E caso você queira ir para o festival não como público mas para trabalhar, a produção está recebendo currículos para voluntariado através do email curriculo.br@rockinrio.com. Roberto Medina afirma que serão criados 4 mil empregos diretos. Outros emails de contato com a produção, assessoria de imprensa, você consegue no site oficial do evento, o www.rockinrio.com.br que deve ser reformulado em breve. E abaixo as redes sociais oficias do Rock in Rio 2011:

Orkut

Formspring

Facebook

Flickr

Twitter

YouTube

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!