Roky Erickson

Roky Erickson está voltando, baby!

Uma das notícias que mais me deixou feliz ao ler [e que quase me proporcionou um AVC] foi saber que o Roky Erickson – uma lenda viva – guitarrista, vocalista e membro fundador da 13th Floor Elevators (uma das bandas psicodélicas mais marcantes dos anos 60), lançará seu primeiro álbum depois de 14 anos, em 2010.

Tirando as várias antologias lançadas ao longo dos anos, o mais recente trabalho de inéditas do Roky havia sido o disco “All That May Do My Rhyme”, lançado em 1995.

O novo CD do Roky se chama “True Love Cast Out All Evil” e conta com a participação dos texanos do Okkervil River, como banda de apoio. Abaixo uma novíssima foto de Erickson com a banda:

Aliás, esta não será a primeira vez que a banda tocará com Erickson. Eles já haviam feito shows no festival SXSW em 2008 e 2009. Portanto, essa escolha não é nenhuma surpresa. Will Sheff, líder do Okkervil River, que já havia trabalhado com Norah Jones no seu mais recente álbum, “The Fall”, também foi o produtor desse novo CD do Roky.

Quando começamos, me deram 60 canções inéditas para escolher. Eram músicas compostas durante a época de contratempos nos negócios, incluindo a dolorosa separação da banda Elevators e uma grande quantidade de músicas que me fez lembrar da sensação de otimismo e romantismo que eu acho que sustentou Roky durante os seus piores anos e que ele, finalmente, pode reunir há alguns anos atrás, com seu filho Jegar e sua primeira esposa, Dan,” contou Will Sheff.

Este não é um disco cínico de retorno, uma atualização morna em cima de um legado estabelecido – Estas são as melhores músicas que Roky já fez em toda a sua vida,” Sheff continuou contando.

Ele disse também que “este álbum tem sido o projeto mais desafiador e recompensador em que já trabalhei, e nós do Okkervil River estamos profundamente honrados em aparecer, décadas depois, para ajudar Roky a levar estas canções maravilhosas à linha de chegada.

O álbum inclui sons encontrados e arquivados de vídeos caseiros do Roky e também gravações feitas durante a passagem dele pelo hospital psiquiátrico (durante um longo período, no começo da década de 70) The Rusk State Hospital for the Criminally Insane.

Para quem não sabe, Erickson sempre lutou com problemas de saúde mental durante toda a sua vida e em 1968, foi diagnosticado com esquizofrenia, fazendo com que ele fosse submetido a terapias de eletro choque. Seu empenho foi registrado no excelente documentário “You’re Gonna Miss Me”, de 2005, que o ajudou a se tornar saudável e também a excursionar pela Europa e Estados Unidos.

Com o decorrer dos anos, vários artistas já regravaram / tocaram músicas do Roky. Incluindo: Queens of the Stone Age, REM, Primal Scream, Jesus and Mary Chain, ZZ Top e Kasabian.
Brody Dalle [ex The Distillers e atual Spinnerette] é outra que sempre faz questão de dizer o quanto o álbum “Gremlins Have Pictures”, de 1986, é importante em sua vida e que a música “Anthem (I Promise)” é uma de suas favoritas de todos os tempos. Inclusive, com o saudoso The Distillers, Brody chegou a fazer cover da música “You’re Gonna Miss Me”, em alguns shows da banda.

Falando nisso, para que você possa relembrar ou conhecer o maior hit da carreira do Roky com o 13th Floor Elevators, aqui vai o vídeo clááássico de “You’re Gonna Miss Me”:

“True Love Cast Out All Evil”, um dos álbuns mais aguardados deste ano de 2010, será lançado através do selo Anti, no dia 19 de abril na Europa e no dia 20 de abril nos Estados Unidos.

No site da Anti você pode ouvir e baixar gratuitamente a primeira música de trabalho, “Goodbye Sweet Dreams” e também “Be and Bring Me Home”.

E no site Amazon a pré-venda do álbum já começou.

E por falar em sites, foi criado um especialmente para o lançamento desse álbum. Clique e confira!

A tracklisting é:

01. “Devotional Number One”
02. “Ain’t Blues Too Sad”
03. “Goodbye Sweet Dreams”
04. “Be and Bring Me Home”
05. “Bring Back The Past”
06. “Please Judge”
07. “John Lawman”
08. “True Love Cast Out All Evil”
09. “Forever”
10. “Think Of As One”
11. “Birds’d Crash”
12. “God Is Everywhere”

No vídeo abaixo você confere uma apresentação de “Cold Night For Alligators”, feita em julho de 2009, no Texas. Essa música foi lançada no seu primeiro CD “solo” (Roky contava na época com a banda de apoio The Aliens), “I Think Of Demons”, de 1980.

The Runaways

Um querido amigo meu e leitor antigo aqui do Tenho Mais Discos Que Amigos!, Alan James (músico e produtor), foi quem me passou essa [linda] notícia.

Realmente, 2010 é o ano de Joan Jett e das Runaways. Como já havia informado no meu primeiro post aqui no site, Joan Jett está cheia de novidades em 2010: Lançou um álbum “Greatest Hits” em várias versões, um livro de fotografias, ganhou um novo modelo de guitarra [também da Gibson] com sua assinatura… E como se não fosse o bastante, também nesse mês houve o lançamento do filme que conta a história da sua ex banda, The Runaways (grupo que lançou Joan Jett para o mundo), que recentemente lançou uma antologia.

“The Mercury Albums Anthology”, como foi intilulada, foi lançada no dia 16 de março, em CD duplo, através da Hip-O Select (um grupo da Universal Music), em quantidade limitada (7.000 cópias).

A antologia possui 42 canções e inclui os álbuns “The Runaways” (1976), “Queens of Noise” (1977), “Live in Japan” (1977) e “Waitin’ For the Night” (1977).

Tracklisting:

Disco 1

01. “Cherry Bomb”    
02. “You Drive Me Wild”
03. “Is It Day Or Night?”    
04. “Thunder”    
05. “Rock & Roll”    
06. “Lovers”    
07. “American Nights”     
08. “Blackmail”    
09. “Secrets”    
10. “Dead End Justice”    
11. “Queens of Noise (Live)”    
12. “California Paradise (Live)”     
13. “All Right You Guys (Live)”    
14. “Wild Thing (Live)”    
15. “Getting Hot (Live)”    
16. “Rock N Roll (Live)”    
17. “You Drive Me Wild (Live)”        
18. “Neon Angels on the Road To Ruin (Live)”        
19. “I Wanna Be Where The Boys Are (Live)”    
20. “Cherry Bomb (Live)”    
21. “American Nights (Live)”        
22. “C’Mon (Live)”

Disco 2

01. “Queens of Noise”     
02. “Take It Or Leave It”    
03. “Midnight Music”    
04. “Born To Be Bad”
05. “Neon Angels on the Road To Ruin”    
06. “I Love Playin’ with Fire”    
07. “California Paradise”    
08. “Hollywood”    
09. “Heartbeat”    
10. “Johnny Guitar”    
11. “Little Sister”    
12. “Wasted”    
13. “Gotta Get Out Tonight”     
14. “Wait For Me”    
15. “Fantasies”    
16. “School Days”    
17. “Trash Can Murders”    
18. “Don’t Go Away”    
19. “Waitin’ For the Night”    
20. “You’re Too Possessive”

Para comprá-lo, clique aqui.

O CD duplo também vem com um pacote com quatro tatuagens temporárias das Runaways.

La Strada

Formada em Nova Iorque / Brooklyn, no começo de 2007, a banda indie, pop e folk, La Strada, lançará no dia 20 de abril, em CD e LP, pela Ernest Jenning Record CO., o álbum “New Home”.

A artwork foi feita por Faten Kanaan e a tracklisting é:

01. “Go Forward”
02. “Julia”
03. “The Traveler”
04. “Wash On By”
05. “Baptism”
06. “My New Home”
07. “Where You Want To Go”
08. “There’s Only Love”
09. “The Mountain Song”
10. “The Wedding Song”
11. “Shapes In The Sky”
12. “Mean That Much”
13. “Old Hill”

No myspace oficial da banda, as canções “Wash On By” e “My New Home” estão disponíveis para audição.

A pré-venda do CD e do LP, já começou. Para comprá-los, clique aqui.

Abaixo, um vídeo com cenas da banda em estúdio, gravando esse novo registro:

Them Crooked Vultures

Them Crooked Vultures, grupo formado por Dave Grohl (Foo Fighters), Josh Homme (Queens of the Stone Age, Eagles of Death Metal, Desert Sessions), John Paul Jones (Led Zeppelin) e que conta com a ajuda do incrível Alain Johannes (Spinnerette), recentemente fez uma apresentação nos estúdio Maida Vale, da BBC Radio 1, programa apresentado por Zane Lowe.

Assista aos videos da apresentação:

“New Fang”:

“Dead End Friends”:

“Mind Eraser, No Chaser”:

“Spinning In Daffodils”:

Além disso, um video mostrando os bastidores da gravação do programa e um outro contendo uma entrevista, foram recentemente postados:

No site do programa é possível visualizar 19 fotos clicadas nesse dia.