Com vocês a segunda parte da entrevista e no final saiba como participar da promoção!

Relespública

Vocês gravaram no ano passado um cover de um clássico de Del Shannon, “Runaway” de 1965 e produziram um ótimo clipe, nos mesmos moldes dos programas de tv daquela época. Como funcionou em relação a direitos autorais para gravar “Runaway”? Essa pérola musical fará parte de algum disco da banda?



Ricardo: Esse clipe foi gravado na época em que estávamos com a Works Music, a qual tratou desses assuntos de direito autoral, quem sabe entre numa coletânea. Mas acho legal ter coisas que só se encontra na Internet, coisa de fã e fuçador…

Moon: Foi algo tipo “de encomenda” que nos divertimos muito em fazer.

Fábio Elias: Foi legal gravar esse clipe com os fãs dançando ao redor da banda. Ela está sempre no repertório dos shows. A galera dança mesmo! Adoramos esses clássicos do rock’n’roll, mesmo sendo já quase esquecidos pela nova geração. Mas música boa é eterna, né?

Falando em clipe, tenho que aproveitar a oportunidade para falar sobre a música “Garoa e Solidão”. Além de ser uma música que serviu de trilha sonora em várias situações da minha vida, o clipe tem uma idéia muito bacana. Começa com a apresentação do Moon ainda adolescente em 1991, em um lugar que aparentemente servia de ensaio para a banda, e depois de vários anos vocês estão tocando no mesmo lugar. A banda ainda usa essa sala para ensaiar, ou hoje ela serve só pra guardar boas lembranças?


Ricardo: Esse é um vídeo que um amigo nosso gravou na época em 1991(eu acho) era a garagem da antiga casa do pai do Moon, e ensaíavamos ali semanalmente, nesse clipe tb aparece uma outra sala que ensaivamos tb na casa do pai do Moon, hoje demos sossego para os vizinhos e não ensaiamos mais lá, hahahhaaha

Moon: O Fabio e o Ricardo moravam em apartamentos, então sobrava a casa de meus pais que já estavam acostumados com o barulho da bateria. Mas até um dia que o vizinho perdeu de vez a paciência e começou a dar tiros para o alto a gente resolveu aposentar a sala e fomos para estúdios de ensaio. Mas a sala ainda existe com as paredes pichadas e tudo mais!

Fábio Elias: Hahahaha! O vizinho do Moon era mais louco que nós 3 juntos! Bons tempos que não precisávamos pagar pra ensaiar! Foi legal rodar cenas do clipe na “salinha”. Lá era nosso primeiro espaço de verdade, depois da garagem. Lembro um dia que esbarrei no interruptor de luz e tocamos “I Can Stand My Feeling” por quase 30 minutos no escuro! Era uma doideira!

Além dos discos já lançados pela Relespública que citamos no início da entrevista, há um tempo atrás encontrei na internet um disco com o título de “Venda Proibida” com as músicas Mammaoola, 20 Dizer, Crazy Dub, Doobie Doobie Da!, Suzy and Dayse e I can Stand My Feeling, com uma gravação aparentemente ao vivo e de ótima qualidade. Esse disco promocional me causou algumas curiosidades. Fale um pouco sobre esse disco.


Venda proibida

Ricardo: Este é um disco promocional que fizemos, a gravação foi feita num festival aqui em Ctba, foi o primeiro material em CD que tivemos.

Moon: Deste cd foram feitas 1.000 cópias para serem distribuídas exclusivamente em um show no Aeroanta em Curitiba. Então o pessoal que na época foi responsável pela produção resolveu colocar na capa o “Venda Proibida” que acabou ficando conhecido como o nome do cd. Curioso também foi a cor da capa, que era para ser aquele azul e vermelho imitando o símbolo do “underground”, porém a fábrica errou e acabou vindo azul claro e rosa! Como o show estava marcado e próximo não pudemos trocar e acabou ficando assim mesmo! É muito raro, nem eu tenho mais, se alguém tiver e quiser me vender me avisa!!!

Fábio Elias: Eu tenho Moon, quer comprar? Te faço baratinho: R$ 1.000.000,00 em duas vezes sem juros!

Na música Homem Bomba, do último disco da Reles (Efeito Moral), vocês retratam muito bem o que a humanidade vem passando ou ainda irá passar. Vocês acreditam que essa bomba que está prestes a explodir é reflexo das atitudes do próprio homem?

Homem Bomba

Ricardo: Já vem explodindo todos os dias, é a reação do planeta a ação impensada do homem.
Hoje as bandas de rock só falam de amor, não que seja ruim mas o rock sempre teve essa atitude na letra e vários assuntos para falar.

Moon: É para refletirmos o que fazemos com o planeta e o que fazemos de nossas vidas! Uma curiosidade desta música é que estávamos num aeroporto esperando uma conexão quando o Fabio nos mostrou a letra. Ficamos trabalhando num refrão e de repente bem ao nosso lado seguranças do aeroporto abordaram e prenderam um homem. Aí saiu na hora: “Homem Bombaaaa”!

Fábio Elias: A vantagem de se fazer rock é que o tema das letras pode ser variado. Adoro falar sobre o amor, sobre o dia-a-dia numa cidade grande, sobre assuntos diversos e também pra expor minhas impressões sobre o mundo a minha volta. Não dá pra fechar os olhos para as catástrofes, naturais ou não, pelas quais estamos passando. O mundo já foi um lugar melhor pra se viver e hoje em dia o caos e a ganância são palavras comuns. Enquanto o Obama ganha o Nobel da Paz, milhares estão se matando por causa de petróleo e religiões. A guerra está dentro das pessoas. Não tem mais volta. Nada está tão ruim que não possa piorar. Então eu tento, de maneira desesperada, escrever sobre tudo isso que sinto. Ser compositor nesses tempos atuais é uma tarefa difícil. Temo não enlouquecer de vez, diante dessa merda toda!

Vocês já fizeram parcerias bem legais com músicos consagrados como Nasi, Samuel Rosa e agora estão com uma participação no novo DVD de Xandão Meneses do Rappa. Tem alguém em especial que vocês ainda tem muita vontade de uma parceria mas não tiveram oportunidade?

Reles e Nasi

Ricardo: No rock brasileiro tem tanta gente legal, esses dias mesmo tocamos com o Marcelo Nova, um cara muito divertido e gente boa, foi muito bom tocar ao lado dele, aprendemos muito com todo esse pessoal.

Moon: É muito legal tocar com nosso ídolos, e mais ainda quando fazemos os convites e eles aceitam de primeira elogiando nosso trabalho! Mas se é prá viajar a gente bem que podia tocar com Roberto Carlos né?

Fábio Elias: Queria ver a Relespública junto com o pessoal do N.A.S.A. Um projeto de música eletrônica muito legal, do DJ Zé Gonzales e o americano Squeak E. Clean.

O que podemos esperar do novo DVD e  quais outras novidades para o final de 2009?

Relespublica Trio

Ricardo: Nesse DVD foi gravado no Estúdio Solo o mesmo que gravamos o disco “Efeito Moral” além das músicas do disco vai ter músicas inéditas e um pequeno pedaço de um show da reles… aguardem!!!

Fábio Elias: Isso mesmo! Aguardem! Vocês não perdem por esperar!

Eu agradeço muito a participação da banda, é um grande prazer estrear com vocês a coluna de entrevistas no site “Tenho Mais Discos que Amigos” e fiquem à vontade para mandar um recado aos leitores!

Ricardo: Vamos divulgar as bandas legais do Rock Brasileiro, que estão à margem da grande mídia, já está na hora de uma nova efervescência do rock.
Para conhecer melhor a Reles acessem o site www.relespublica.com, www.myspace.com/relespublica, www.youtube.com/relespublicatv

Moon: Valeu Vinicius e toda galera que curte e faz um rock! Aproveite a liberdade da internet para conhecer e divulgar novos sons, você não precisa de ninguém te empurrando o que você deve ouvir. E para quem ainda não teve a experiência, vale a pena investir num aparelho de vinil e alguns discos! tenho certeza que você não vai mais parar de comprar.

Fábio Elias: Tenha mais discos que amigos e chame seus poucos amigos para ouvirem seus muitos discos em uma festinha em sua casa. Convide aquela gatinha do bairro pra ir na festa, tire-a pra dançar numa baladinha mela-cueca, abrace-a, beije-a e relaxe… aproveite o momento… Depois da festinha, saiam todos juntos e vão num show da Relespública, onde a alegria e a diversão do rock estão sempre por lá, terminando a noite na sua casa (você e a gatinha), onde você mostrará à ela sua coleção de discos e poderá impressionar! Isso que eu chamo de final feliz!

PROMOÇÃO EP RELESPÚBLICA!!!

MOD

MOD ENCARTE E DISCO MOD ENCARTE MOD DETALHE DISCO

DETALHE ENCARTE MOD DETALHE MOD VERSO

E como prometido começa agora mais uma promoção no TMDQA! Dessa vez um prêmio mais que especial… um EP RARO (EP MOD) em vinil 7″ da banda Relespublica doado por eles mesmos!

Vamos às regras:

Para participar responda as perguntas abaixo e envie para o email tenhomaisdiscosqueamigos+reles@gmail.com.  Se as perguntas estiverem corretas você já estará participando do sorteio. Lembrando que só será válido um email por pessoa.

Perguntas:

Em qual dia e em qual palco o Relespública tocou no Rock in Rio 3?

A musica gravada pelo relespública de um cover de Del Shannon, “Runaway”, pode ser encontrada em algum dos discos da banda?

Quantos vocalistas já passaram pela banda?

Cite uma participação especial de algum musico conhecido em algum album do Relespública.

Boa sorte a todos!

Vinicius Paes


OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!