Stevie Wonder e Djavan
Foto: Twitter @cesaraustocesar

Djavan é uma das figuras mais importantes da história da música brasileira.

Dono de hits como “Se…”, “Eu Te Devoro”, “Flor de Lis” e “Oceano”, o artista de Maceió desenvolveu técnicas bastante próprias de composição e canto, traduzindo emoções como poucas.

Suas letras, tão emblemáticas, são como poesias que poderiam ser tranquilamente lidas em um pedaço de papel mas também ganharam as partituras e foram musicadas de forma primorosa.

O que você talvez não saiba é que Djavan tem sua história musical bastante conectada aos Estados Unidos, inclusive com parcerias como a que realizou com Stevie Wonder.

Djavan e Stevie Wonder

Em 1982, Djavan chegou ao seu quinto disco de estúdio com Luz e nele está a canção “Samurai”, que tem todos os traços que caracterizaram a carreira do músico brasileiro.

Quem abrilhanta o som é Stevie Wonder, e muito disso teve a ver com o fato de que o nordestino viajava para os Estados Unidos sempre que ia gravar novos discos, trabalhando com profissionais de lá.

Esse álbum, inclusive, foi produzido por Ronnie Foster, conhecido como uma verdadeira lenda do Soul, do Funk e do Jazz que trabalhou com nomes como Chet Atkins, The Jacksons e o próprio Stevie Wonder.

Ao final das contas, entre encontros de tanta gente talentosa no mesmo estúdio, Stevie aparece tocando gaita na canção que você pode relembrar essa canção logo abaixo. Nesse link aqui, relembra uma reportagem de época da TV Globo a respeito com o clipe da canção.

Continua após o post do Twitter

 

Bird of Paradise

Vale lembrar que o disco Bird Of Paradise acabou de entrar nas plataformas digitais pela primeira vez e é outra verdadeira pérola.

Nele, Djavan aparece cantando em Inglês como um material destinado justamente ao público internacional, e nós falamos bastante a respeito disso no mais recente Debate do Podcast TMDQA!

Lá também relembramos outros artistas brasileiros que cantaram em outras línguas, como Renato Russo, Sepultura, Leandro e Leonardo e mais.

Você pode seguir o Podcast no Spotify clicando aqui e ouvir o episódio logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!