O Vídeo Aproxima
Crédito: divulgação

Teve início neste mês o novo projeto da Casa Átomo Filmes, Quarantine Tales, que apresenta diversas ações através da campanha “O Vídeo Aproxima”. A iniciativa estimula o debate acerca do papel do mercado audiovisual diante da crise gerada pela pandemia do coronavírus.

Para isso, foram produzidos diversos mini documentários, gravados durante o período de distanciamento social imposto pelas autoridades públicas a partir das orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“Com muitos sets sendo adiados, inclusive trabalhos autorais, nós que trabalhamos diariamente com o criativo, estávamos buscando questionar o papel dos profissionais da área e como podemos registrar esse momento histórico”, explica Tom Silveira, diretor e também sócio da produtora gaúcha.

Episódios e direção

A série conta com 14 episódios, dirigidos por um diretor diferente cada. São eles Vinícius de Barros Gonçalves, Tom Silveira, Wagner Costa, Angelo Bonini, Fabrício Costa, Maurício Müller, Marina Kerber, Renan Stein, Marcelo Vianna, Arthur Alves, Filipe Lara, Beta Iribarrem, Pedro Schein e Guilherme Lucca.

Para Vinícius Gonçalves, sócio da Casa Átomo, o conteúdo destaca a importância da indústria audiovisual neste momento de quarentena. “Foi preciso que perdêssemos a maneira que estávamos vivendo, para nos reencontrarmos. Percebemos que a tela que muitas vezes nos separa, hoje é a tela que nos une. E isso nos mostrou como podemos usar da tecnologia e do audiovisual para aproximar cada vez mais as pessoas”, observa.

Vinicius ressalta ainda que será uma longa e delicada adaptação: “Teremos de rever o processo audiovisual como um todo, para que os grandes roteiros não sofram com questões técnicas. Quarantine Tales abre essa discussão”.

Debate interno

A gerente de projetos da produtora, Bianca Chiaradia, revela que também é ideia do projeto discutir o tema entre diretores e profissionais do setor. “Vamos fazer lives no Instagram da Casa Átomo para continuar refletindo sobre o tema em busca de alternativas para o período que estamos vivendo. Pensar em outras iniciativas para colocar em prática. E também propor aos realizadores, agências e clientes novas propostas de posicionamento pelo vídeo”, comenta Bianca.

“O Vídeo Aproxima” e todos os episódios de Quarantine Tales seguiram as recomendações da OMS, podendo ser conferidos no Instagram e no YouTube da Casa Átomo Filmes. Já os episódios dos mini docs serão veiculados no IGTV da produtora. E não se esqueça, fique em casa.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!