Eddie Vedder em São Paulo (30 de Março)
Foto: Reprodução / Instagram

Muita gente abriu um grande sorriso quando soube que Eddie Vedder irá participar de um festival online muito em breve.

No dia 18 de Abril, o vocalista do Pearl Jam “sobe ao palco” do festival Together at Home, cuja escalação tem curadoria de Lady Gaga e ainda recebe nomes como Paul McCartneyElton John e muito mais. Levando o nome da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Global Citizen, famoso festival, as expectativas são altas para as performances.

Porém, o que podemos esperar especificamente de Vedder?

Setlist de Eddie Vedder na live

Em seus shows solo, Eddie sempre equilibra as performances entre músicas de sua carreira solo (em especial da trilha sonora do filme Na Natureza Selvagem), hits do Pearl Jam e até algumas covers.

Entre as canções do PJ, as que estiveram em repertórios mais recentes foram “Better Man”, “Porch”, “Wishlist”, “Elderly Woman Sitting Behind the Counter in a Small Town” e “Can’t Keep”. Já no que diz respeito às músicas solo, “Far Behind” e “Rise” estão em praticamente todos, mas “Guaranteed” também aparece com frequência.

No entanto, como se trata de um show especial, é possível que vejamos alguns hits maiores de sua banda. Não seria grande surpresa se víssemos versões intimistas de faixas como “Alive”, “Black” e tantas outras — mas até o momento trata-se apenas de um palpite.

Em relação aos covers, o músico tem variado muito suas escolhas e até pode acabar nem tocando nenhum. Os melhores palpites ficam entre alguns dos artistas preferidos de Vedder, como os Beatles (e suas carreiras solo) e Tom Petty. Quem sabe até uma versão de Queen no ukulele? Veremos!

E o novo disco do Pearl Jam?

Algumas das canções de Gigaton têm uma pegada bem orgânica, e não seria nenhum absurdo esperar que elas sejam executadas por Vedder. Aliás, “River Cross” fez parte do repertório de shows solo do vocalista há algum tempo, como mostra o vídeo abaixo.

Outras fortes candidatas, principalmente pela pegada mais acústica, são “Comes Then Goes” e “Retrograde”. Por outro lado, é bem improvável que vejamos algumas outras como “Superblood Wolfmoon” e “Dance of the Clairvoyants”, já que necessitam de muito mais elementos para soarem bem.

Oficialmente, não há nenhuma informação sobre essa questão. Mas seria bem legal ver algumas dessas canções estreando nesse formato!

Horário e duração da apresentação

De acordo com o site PearlJamOnline, o cantor se apresenta às 21h (Horário de Brasília) no dia 18 de Abril. Essa informação não está confirmada ainda pelo Global Citizen/Together at Home, que promete divulgar os horários apenas em uma data mais próxima.

Também não há informações sobre a duração, e essa é uma das grandes questões de toda apresentação. Podemos ter shows longos de até uma hora ou, como vimos recentemente, apresentações de um ou dois hits apenas. Como ainda não há um formato revelado, essa é a principal incógnita para poder entender que tipo de show teremos quando Eddie Vedder ligar sua câmera.

Sendo assim, não adianta esperar um setlist extremamente completo — há grandes chances de vermos apenas um ou dois hits do PJ, com uma ou duas canções solo e talvez uma cover e uma música do disco novo da banda, Gigaton.

Onde assistir?

A transmissão ocorrerá de forma simultânea entre as maiores concorrentes da TV americana (ABC, NBC e CBS) mas, por aqui, não há ainda detalhes sobre a transmissão do evento pela TV.

Ainda assim, plataformas online como YouTube, Twitch, Twitter, Facebook, Prime Video e TIDAL estarão exibindo o festival e podem ser uma opção para os brasileiros. Você pode ver mais informações e se manter atualizado pelo site do evento.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!