Coronavírus
Foto Stock via Shutterstock

Temos mais uma notícia boa do dia e essa aqui vem diretamente da Universidade de São Paulo (USP).

A instituição anunciou recentemente no Jornal da USP que está acelerando os testes de um novo tipo de máscara para proteção contra vírus. Segundo a publicação, a tendência é que esse equipamento aumente a proteção daqueles que correm risco de estar expostos ao vírus; a retenção pode chegar a 97%, bem mais do que os cerca de 60 a 70% das máscaras chamadas de “cirúrgicas”.

Atualmente, a N95 é a melhor opção para quem quer se proteger. A eficiência dela já se aproxima dos 100%, mas por ser bastante desconfortável, é recomendada apenas em casos extremos; nos hospitais e postos de saúde pelo Brasil, a mais utilizada é a de TNT. O material pode ultrapassar os 90% de proteção, mas ainda tem uma margem considerada preocupante.

O projeto chamado respire! está sendo coordenado pelo InovaUSP, com participação do Instituto de Física (IF), da Escola Politécnica (Poli), do Hospital das Clínicas da FMUSP e do InovaHC. Para mais informações e para preencher um formulário de interesse em obter os produtos, basta acessar o www.inova.usp.br.

Notícia boa do dia

Em tempos de coronavírus, nós do TMDQA! acreditamos que é necessário dar pelo menos uma notícia boa por dia e ajudar na quarentena dos nossos (responsáveis!) leitores.

Nos últimos dias, demos uma das melhores notícias possíveis: o confinamento em Wuhan, na China, chegou ao fim. Isso significa que podemos começar a observar a “nova normalidade” e criar uma espécie de “máquina do tempo” para entender melhor como lidar com a situação por aqui.

Além disso, já compartilhamos por aqui nessa intenção uma lista de museus que permitem visitais virtuais. São mais de 500 opções, incluindo alguns dos maiores acervos do mundo como o Musée d’Orsay (Paris) e o MoMA (Nova York). Além disso, também te contamos sobre a reabertura de um cinema na China após o surto da COVID-19 e ensinamos a “visitar” parques da Disney sem sair de casa.

LEIA TAMBÉM: Montreux Jazz Festival disponibiliza 50 shows completos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!