Glauco Sölter
Divulgação

O contrabaixo é um instrumento fundamental para qualquer música, e Glauco Sölter é um dos grandes expoentes brasileiros do grave. Com currículo invejável que inclui nomes como João Bosco João Donato, o paranaense de Cascavel radicado em Curitiba resolveu escrever um livro contando a história do baixo no Brasil.

Levadas Brasileiras — A História do Contrabaixo Brasileiro vai além do que se espera de um livro tradicional de música. Resultado de pesquisas inéditas, a obra inclui desde partituras de “levadas” clássicas a depoimentos de especialistas do ramo. Como o próprio Glauco diz:

Após mais de trinta anos de experiência como baixista resolvi escrever um método. Percebi que havia muito pouco ou quase nenhum material sobre os baixistas que fizeram história e suas ‘levadas’ imortais. No entanto, eu queria fugir do formato catálogo e criei um enredo para este personagem, o baixo brasileiro, passando pelas mãos de grandes mestres desde seu surgimento na Música Popular Brasileira até os dias de hoje. Juntei a isto relatos autobiográficos e reflexões sobre o instrumento e seu papel na sutil hierarquia musical. São 80 ‘levadas’ transcritas em partitura e mais de 200 baixistas citados.

O passeio pela história do baixo é leve, e ao mesmo tempo entretém e ensina. Com passagem pela Berklee College of Music, uma das instituições mais respeitadas do mundo quando o assunto é música, não é surpresa que Glauco consiga traduzir tão bem sua paixão pelo instrumento e todos os estilos diferentes em que é utilizado.

Aliás, se você ainda não é familiarizado com o trabalho do baixista, professor, arranjador e produtor cultural, pode conferir logo abaixo uma participação sensacional no Programa Instrumental Sesc Brasil. Para adquirir o livro, já à venda, você pode acessar este link para comprar direto na editora e na Amazon.

Glauco Sölter e as “levadas brasileiras”

Há mais de 15 anos, Glauco Sölter acompanha o trombonista Raul de Souza, que assina o prefácio do livro.

Além disso, possui 4 CDs autorais e se apresenta com os grupos Mano a Mano TrioDuo BandolaxoProjeto Cataia, com Arismar do Espírito Santo. Ainda nos anos 90, Glauco participou do Montreux Jazz Festival e lançou um CD com o grupo NaTocaia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!