Foto por Larissa Borges

“Roque” é o nome de um movimento no xadrez onde duas peças são movimentadas ao mesmo tempo (Rei e uma Torre) com o objetivo de proteger o Rei.

Segundo Victorino, o Rei somos nós e o tabuleiro as ruas, fazendo uma conexão da sua canção inédita com a situação de isolamento e quarentena que vivemos por causa do Coronavírus e da COVID-19.

A canção, que estreia hoje com exclusividade aqui no TMDQA!, “nem deveria ter saído”, já que após escrita e produzida em 2018, foi engavetada pelo artista que achou que não havia ligação entre essa faixa e outras que vinham surgindo para um novo disco.

Acontece que após a pandemia, Victorino se lembrou do som e resolveu colocar “Roque” no mundo, permitindo que a gente viaje de diversas formas mesmo sem sair de casa.

“Roque”

Ao apertar o play, você pode viajar pelas deliciosas camadas que misturam elementos orgânicos e eletrônicos e servem como um baita acompanhamento para a voz do artista.

Pode viajar, sem sair de casa mas tendo um gostinho do asfalto, no significado das letras da canção que podem falar sobre um relacionamento, um vício, uma situação passageira ou até a história das nossas vidas.

Ao comentar a canção, ele afirmou:

Pois bem, esta é uma música engavetada, composta em 2018, e que só agora pôde sentir o asfalto das ruas (como a maioria de nós não está sentindo). O motivo é simples – ela parece que foi feita pra este momento que estamos vivendo. A vontade de exercer empatia foi o combustível para a canção ser composta na época, e acho que hoje esta palavra está (ou deveria estar) no ranking das mais necessitadas nestes dias de Covid-19.

Pra quem nunca jogou ou se interessou por xadrez, ‘roque’ é um movimento desse jogo, onde movimentamos duas peças em um único lance, o rei e uma das torres. O objetivo da jogada é proteger o rei, tirando-o do centro do tabuleiro. O rei somos nozes, o tabuleiro as ruas. ‘Não há mais tempo’, fique em casa, ‘agora o roque é com você’.

Pois se o roque é com você, ouça o som logo abaixo e viaje com a gente.

Victorino

Artista e produtor musical, Victorino funde organicidade e texturas eletrônicas com letras diversas – cotidiano, amor e temáticas existenciais. Gaúcho radicado em São Paulo, ele lançou seu EP de estreia, Rascunho (2015), com composições inspiradas no folk. Em 2017, o álbum Mês de Maio sedimentou sua identidade, trazendo a perfomance solo com loop station para dentro do disco, com letras sensíveis e beats complexos. Com uma estética que passa pelo acústico, R’n’B, chill beats e até o funk, Victorino tem um show solo único e envolvente, capaz de despertar o pensamento em meio a passos de dança.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!