Músico triste shutterstock_143096134
Foto via Shutterstock

É, o coronavírus está causando perdas reais na indústria da músicas.

Uma pesquisa feita recentemente pelo Sindicato dos Músicos no Reino Unido, instituição que representa mais de 32 mil profissionais do ramo, mostrou que 90% dos entrevistados já foram afetados pela crise. Baseando-se nas mais de 4 mil respostas, o total estimado é de 13,9 milhões de libras (mais de R$75 milhões).

Para tentar ajudar a conter a crise, o secretário geral do sindicato, Horace Trubridge, anunciou uma bolsa de 200 libras (quase R$ 1.200) aos músicos. Como transcreveu o The Guardian, ele disse:

Esperamos que essa bolsa ajude a promover um pequeno alívio aos nossos membros, mas precisamos urgentemente que o governo ofereça clareza sobre que tipo de suporte de maior alcance estará disponível e chamamos a atenção da indústria musical para fazer sua parte também.

Vale ressaltar que a Academia de Música dos EUA, que comanda o Grammy, anunciou uma bolsa para músicos por meio de seu programa de assistência, o MusiCares.

Coronavírus e impactos na indústria do entretenimento

Não são apenas os músicos que estão perdendo dinheiro. Como já havíamos falado por aqui, as produtoras de shows como a Live Nation e a AEG já suspenderam todas as suas apresentações e já perderam bilhões de dólares com toda a crise.

Ainda assim, essas empresas estão entre as que menos irão sofrer com tudo isso. É muito importante continuar apoiando e priorizando os artistas independentes, e fizemos um guia para te ajudar com isso — acesse por este link. Vale lembrar ainda que até bandas assinadas com grandes gravadoras estão agindo dessa forma, como o Avenged Sevenfold que chegou a suspender sua loja online.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!