Foto por Denis Carrion

Em 2019 a banda brasileira Ator Morto começou os trabalhos com o pé direito e lançou o disco Amor Torto, que entrou na nossa lista de melhores álbuns nacionais do ano.

Agora, o quarteto tem boas novidades e já começa o ano com o pé na porta e um single inédito chamado “Disfarçar”.

As boas novas não param por aí, já que a canção marca o início de uma parceria do Ator Morto com a gravadora Burger Records em seu braço latino-americano, a Burger Records Latam, com sede em Santiago do Chile.

Dessa forma, o projeto que começou como uma iniciativa pessoal de Alexandre Capilé (Sugar Kane, Water Rats), consolida-se como uma banda de fato, e o novo clipe para “Disfarçar” mostra os integrantes Caique Fermentão, Jairo e Pedro Lipatin sendo torturados por policiais simplesmente pelo fato de aproveitarem suas liberdades.

Dirigido por Denis Carrion, o vídeo tem uma reviravolta quando os músicos tomam controle das coisas, e junto com a estreia exclusiva aqui no TMDQA! também trouxemos uma pequena entrevista com Capilé para falar sobre passado, presente e futuro.

Divirta-se!

TMDQA!: Como banda, vocês conseguem beber de diversas fontes, traduzir tudo isso em músicas de subgêneros diferentes do rock and roll e ainda assim imprimir uma estética própria, ter uma cara. Como é isso pra vocês e qual é o processo da banda para chegar lá?

Alexandre Capilé: Desde o começo a gente busca não colocar limites estéticos nas composições. Tentamos deixá-las bem livres e simples. Acredito que a nossa identidade está em ser simples e quando escrevo uma música o mais importante pra mim é a melodia de voz e a energia que ela passa. É super legal conectar com as pessoas com poucos elementos, e por mais que nossas influências sejam diferentes, elas têm isso em comum também. Em estúdio deixamos tudo fluir e se temos alguma ideia já gravamos pra ver como fica. No Ator Morto tudo é bem imediato, desde quando a ideia surge até os processos de gravação.

TMDQA!: O Ator Morto começou como um projeto seu e expandiu para banda, certo? Como você entende o grupo hoje em dia?

Alexandre Capilé: Certo, era pra ser só um projeto que não “atrapalharia” a vida de ninguém, mas ele está super ativo e gerando muita coisa legal pra gente. Agora que somos uma banda a nossa dinâmica mudou muito, este single por exemplo é o primeiro gravado neste formato, pudemos experimentar gravar ao vivo, algo que eu sei que tem tudo a ver com a proposta do AM, e o resultado nos agradou muito, além dos shows que melhoraram quanto a nossa execução. Não tem mais aquele peso de toda responsa de “duo” sem ser um na realidade.

TMDQA!: 2020 já começa com novo single e nova casa. Conte pra gente um pouco sobre a Burger e a nova parceria!

Alexandre Capilé: Tá sendo muito legal, era um sonho trabalhar com a Burger Records, a banda é influenciada diretamente por bandas que eles lançam. No fim do ano passado o Alvarito (Burger Records Latam) nos pediu um single exclusivo pra lançar por eles, e tínhamos acabado de terminar as gravações do disco e não tínhamos trabalhado nada novo ainda. Por esse motivo entramos em estúdio e gravamos dois sons: “Disfarçar” e mais uma inédita; os caras enviaram para a Burger americana que escolheu o single. Nosso primeiro lançamento por uma gravadora internacional, estamos super ansiosos e querendo mais.

TMDQA!: Em tempos polarizados e opressores como os que vivemos, há quem diga que o Rock pode ressurgir de forma contestadora. Vocês saíram do campo da possibilidade e estão colocando o dedo na ferida com o novo clipe. Que mensagem gostariam de passar e como ele foi imaginado para transmiti-la?

Alexandre Capilé: Tentamos ilustrar como nossa liberdade está ameaçada pela política autoritária e ditatorial dos governantes em quase toda América Latina, numa linguagem mais leve porém muito séria. A ideia surgiu de uma analogia com a letra da música, que não falava diretamente sobre isso, mas nos deu a chance de ilustrar algo que está novamente acontecendo e não pode passar em branco. Não podemos correr o risco de viver esses dias escuros da nossa história novamente, pra isso sempre é bom lembrar que apesar de estarmos representando torturas no clipe isso já foi realidade pra milhares de pessoas. E como o fim da história a gente decidia, demos o troco nos torturadores.

TMDQA!: Quais são os próximos passos da Ator Morto?

Alexandre Capilé: No fim de março entramos em estúdio pra gravar o nosso novo disco, que deve sair ainda no primeiro semestre. Já temos todas as composições e chegou a hora de trabalhar duro. Estamos bem felizes com as músicas e com certeza será um novo passo importante pra gente.

https://www.youtube.com/watch?v=zHc9aZTcy1o

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!