paramore-hayley-williams-misery-business

“Misery Business” é um dos maiores hits do Paramore, mas Hayley Williams voltou a expressar a necessidade de deixar a canção no passado.

Em 2018, a vocalista anunciou em um show que aquela seria a última vez que a banda mostraria a música “em um bom tempo”. Agora, ela reiterou o discurso em uma postagem feita no seu story do Instagram.

Como informou a NME, Hayley escreveu:

‘Simmer’ [música de sua carreira solo] está nessa playlist [‘Mulheres do Rock’]. Obrigada Spotify!

Mas ‘Misery Business’ também está. Eu sei que é uma das maiores músicas da banda mas ela não deve ser usada para promover qualquer coisa que tenha a ver com empoderamento feminino ou solidariedade. Eu tenho muito orgulho da carreira do Paramore, não é sobre vergonha. É sobre crescimento e progresso… e ainda que continua sempre uma favorita dos fãs, não precisamos incluí-la em novas playlists em 2020.

Hayley Williams e a Polêmica de “Misery Business”

Hayley Williams falando de "Misery Business"
Foto via NME

Hayley Williams não se sente mais à vontade com a letra da canção que fez o Paramore explodir e colocou o grupo no mapa em Riot!, disco lançado em 2007. “Misery Business” fala sobre o ponto de vista da autora, que estava interessada em um homem e quando foi se aproximar dele, viu outra mulher fazê-lo primeiro.

Depois de “oito longos meses”, os dois se separam, a cantora fica com o cara e passa então a fazer de tudo para mostrar e jogar na cara da “concorrente” o fato de que eles estão juntos e como eles se dão bem juntos.

Em um trecho da canção, ela chega a dizer a frase “Uma vez uma puta, você nunca será mais nada / Desculpa, mas isso não irá mudar.”

Em 2015, Hayley falou sobre como não se identifica mais com a abordagem de uma mulher contra outra por causa de um homem e também com a forma como escreveu a canção:

‘Misery Business’ não tem uma letra com a qual eu consigo me identificar sendo uma mulher de 26 anos de idade. Eu não me identifico com ela há muito tempo. Essas palavras foram escritas quando eu tinha 17 anos de idade e eu admito que tinha uma cabeça bem fechada.

Parece que esse posicionamento não vai mudar tão cedo. Uma das possíveis soluções seria alterar alguns trechos da letra, mas até o momento a banda parece preferir deixar a música no passado.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!