Led Zeppelin - Stairway To Heaven

E parece que finalmente o Led Zeppelin pode ficar em paz quanto ao processo de plágio envolvendo o clássico “Stairway To Heaven”.

Isso porque o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Nono Circuito decidiu hoje (09) que concorda com uma decisão de 2016 que dizia que a banda britânica não cometeu nenhum crime em relação à canção “Taurus”, do Spirit.

A decisão veio através de um documento de 54 páginas que pode ser acessado por aqui e fundamentalmente lida com o fato do que poderia ser considerada como uma “falha” no processo.

Julgamento do Led Zeppelin

Em 2016, a Corte chegou ao veredito de que o Led Zeppelin estava certo no processo mas o juiz não ouviu nenhuma das canções porque como “Taurus” foi escrita em 1967, apenas as partituras estavam sob proteção das leis de direitos autorais da época.

O representante do saudoso Randy Wolfe, compositor do Taurus, alegou então que o julgamento não era válido já que as músicas não foram executadas para comparação, e o processo voltou a caminhar.

Hoje, porém, o tribunal deixou claro que não entende essa questão como fundamental e que ainda pensa que “Stairway To Heaven” não é um plágio de “Taurus”.

De acordo com declarações de diversos veículos norte-americanos, essa decisão deve ser final e, inclusive, afetar futuros casos de disputas por direitos autorais.

Você pode comparar as duas canções no vídeo acima.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!