James Lipton, apresentador do Inside The Actors Studio
Foto de James Lipton via Shutterstock

Os mundos do cinema e do jornalismo perderam uma de suas figuras mais marcantes hoje com a triste morte de James Lipton.

Aos 93 anos de idade, o cara que ficou conhecido como apresentador do programa Inside The Actors Studio não resistiu à luta contra um câncer na bexiga e teve a passagem confirmada pela esposa, Kedakai Mercedes Lipton.

Durante nada mais, nada menos do que 22 temporadas, James conduziu o programa onde entrevistava atores e atrizes de renome com uma abordagem bastante particular, priorizando a arte e mostrando ao público lados profundos que as celebridades raramente mostravam em outras ocasiões.

Entre as quase 300 pessoas que entrevistou em 262 episódios, estiveram diretores, roteiristas, atores e outros profissionais do cinema que aproveitavam a aparição no Inside The Actors Studio para falar sobre a paixão que tinham pelo trabalho.

Como Lipton era um entrevistador de primeira e sabia quando era hora de falar sério e quando era hora de fazer brincadeira, mesmo gigantes de Hollywood demonstravam respeito e às vezes ficavam até nervosos diante de sua figura, mas no final o que todos tínhamos eram verdadeiras lições de jornalismo e uma verdadeira porta de entrada para o universo da televisão e do cinema.

James Lipton e o Inside The Actors Studio

A ideia surgiu como uma série de seminários para um curso de atuação do Actors Studio em parceria com a New School University.

O objetivo era promover a imersão dos alunos da maneira mais simples e direta possível, com baixo custo e um cenário onde não estivessem nada ou ninguém além do entrevistador e do entrevistado.

Não apenas deu certo como um chamariz para as aulas como brilhou diante de Lipton como uma oportunidade comercial para a televisão, então em 1994 o canal Bravo entrou em acordo para a produção dos episódios e a atração tornou-se seu principal programa, no ar até hoje com outros apresentadores.

Com o maior sucesso da carreira na forma do programa, James Lipton acabou tornando-se figura cultuada mundo afora e apareceu em seriados nos Anos 2000, como Arrested Development, The Simpsons, Family Guy e até mesmo em Joey, spin-off de Friends, em um episódio onde Joey (Matt LeBlanc) se envolve justamente com o Inside The Actors Studio.

Que descanse em paz.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!