Recayd Mob
Foto: Divulgação

O trap é um subgênero musical que tem ganhado cada vez mais visibilidade. Apesar de existir desde os anos 90, sua popularidade ganhou destaque apenas no final da década de 2000. Nos dias de hoje, no entanto, trata-se de um fenômeno musical constante em paradas musicais. Não à toa, dois dos maiores hits de hip hop dos últimos anos usam o trap como base: “This Is America” (Childish Gambino) e “Old Time Road” (Lil Nas X).

O Brasil também incorporou o trap para si. Muitos artistas do atual hip hop brasileiro usam elementos do trap em suas composições, como o uso expressivo de sintetizadores, da sonoridade do hi-hat e uma sonoridade imersiva. Um dos nomes que melhor tem carregado essa estética por aqui é o Recayd Mob.

O grupo de São Paulo é um coletivo que surgiu em 2016. Em 2017, já havia lançado o primeiro disco Calzone Tapes, Vol. 1, que ajudou a consolidar a imagem do grupo na cena underground e o colocou no line-up de diversas locais. No ano seguinte, lançaram o Vol. 2, com faixas de sucesso imediato como “George Bush” e “Gucci Yeah Yeah“.

Após toda essa consagração, no entanto, o grupo anunciou com exclusividade ao TMDQA! que dará uma pausa.

 

“Um tempo pra parar e focar nos próximos passos”

Mesmo em pouco tempo de projeto, o Recayd Mob conquistou a cena e os palcos de alguns dos principais festivais do país. Tudo aconteceu de forma rápida, o que certamente afetou o planejamento do grupo.

Agora, com essa pausa de quatro meses anunciada, os integrantes vão poder se concentrar em seus projetos solo. Derek, por exemplo, é um dos principais integrantes do grupo, e acabou de lançar Ícone, seu segundo disco solo. O disco, por sinal, contempla participações de outros integrantes do Recayd, além de colaborações com Lucas Silveira (Fresno) e com o rapper americano A$AP Ant.

Mas essa pausa não deve ser vista como algo negativo. Esse tempo afastado pode ajudar o grupo a confeccionar novas ideias. A proposta é retomar o fôlego para, então, voltar à ativa enquanto grupo. Aliás, cada integrante do coletivo tem sua carreira solo, e precisa alimentá-la para fortalecer a sua individualidade em grupo. Vale lembrar que uma das coisas mais interessantes no Recayd é a união de várias referências, estilos e vozes.

 

“A gente só quer mostrar pras pessoas o quão diversificado a gente consegue ser”

Quatro membros do coletivo deram depoimentos sobre essa pausa: Derek, MC Igu, Jé Santiago e Dfideliz. Todos eles lançaram discos recentemente. E é interessante ver como as trocas entre os integrantes é constante. Um participa do disco do outro, o que é essencial para o fortalecimento não apenas da carreira dessas artistas, mas também para a cena como um todo.

Confira abaixo os depoimentos, com exclusividade do TMDQA!:

Derek

O motivo da pausa é que a gente quer focar nos nossos bagulhos solo, nos álbuns solo. Claro que temos muito conteúdo que produzimos juntos e hora ou outra pode surgir material novo. Mas não teremos shows nesse momento.

 

MC Igu

A gente quer mais ficar nos nossos shows solos, tá ligado? A gente vai ficar parado quatro meses e durante essa pausa a gente pretende viajar e trampar.

 

Jé Santiago

A gente quer dar uma respirada, um tempo. Muita coisa está acontecendo nos últimos anos. A gente rodou por vários estados do Brasil, nos principais palcos dos últimos anos. Então acho que a gente precisa de um tempo pra parar e focar nos próximos passos, porque a gente já fez muita coisa e acho que a gente tem que buscar novos ares agora. A gente tem que pular pro próximo nível, tá ligado? 

Nessa parada eu quero fazer uma tour do meu álbum solo. Quero fazer bastante show. Já tenho algumas cidades na cabeça. As principais cidades do Brasil são várias cidades que eu quero levar meu show solo, não o da Recayd. Eu estive nas cidades com a Recayd e eu sei que vai ser uma parada totalmente nova, totalmente diferente fazer esses shows com a minha equipe, com uma outra proposta, outra estética. Um outro Jé!

O forte da Recayd é isso, são vários tentáculos, tá ligado? Dentro da Recayd a gente consegue abraçar vários estilos, vários gostos. A gente vai conseguir expandir a nossa parada, só que separadamente. Imagina todos nós, membros da Recayd, fazendo shows solos com seus discos. A gente só quer mostrar pras pessoas o quão diversificado a gente consegue ser, tá ligado? Variedade. A gente tem uma variedade de arte.

 

Dfideliz

Na real, a gente teve isso [a pausa] como necessário. A Recayd passou por vários lugares em bem pouco tempo, tá ligado? Graças a Deus a gente tocou em vários lugares. É mais para fortalecer também as ideias que a gente andou criando juntos. A gente vai ficar durante quatro meses nessa pausa pra poder iniciar nossos trabalhos. E o que a gente pretende fazer na pausa é exatamente isso, trabalhar mais os planos que a gente criou junto, botando isso em prática.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!