Kurt Cobain no Acústico MTV do Nirvana
Reprodução/YouTube

Nirvana acabou há muito tempo, mas o legado da banda segue muito vivo.

Lançado em 1994, o Acústico MTV dos caras ganhou status lendário e, nos três primeiros anos, atingiu cinco certificações multi-platina — ou seja, vendeu cinco milhões de cópias. Agora, em 24 de Fevereiro de 2020, o álbum atingiu a marca de 8x multi-platina: oito milhões de cópias vendidas.

O trabalho, então, só fica atrás de Nevermind dentro da carreira dos americanos. Com mais de 10 milhões de vendas, o álbum atingiu o status de Diamante (ou dez vezes multi-platina). E mais: a marca chegou em 1999, cerca de 8 anos após o lançamento original.

Nirvana e certificações

Isso significa, portanto, que a clássica gravação ao vivo superou os outros dois álbuns de estúdio do Nirvana. In Utero tinha cinco certificações multi-platina em 1996, data da última estatística divulgada; Bleach é o álbum em último lugar, com “apenas” 1 milhão de discos vendidos e status de platina.

Vale lembrar que, nos anos mais recentes, foram adicionados à estatística os dados de streaming e downloads. A cada 10 downloads permanentes de faixas, considera-se a venda de um álbum; a cada 1.500 streams intencionais (“on-demand”) de um álbum, também considera-se uma unidade vendida.

LEIA TAMBÉM: Courtney Love celebra casamento com Kurt Cobain em texto emocionante

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!