Em 1990 o mundo da música já tinha visto o hard rock se popularizar, ao mesmo tempo que o grunge já preparava passos firmes pra dominar completamente os holofotes. No meio disso tudo, o The Black Crowes lançaria um disco que chamaria a atenção de todos num período que era difícil se destacar na mídia, sendo você parte de todo esse nicho do hard e do grunge, ou não.

Chris Robinson e Rich Robinson fundaram os Crowes ainda no anos 80 e uniram o hard rock ao rock clássico, com boas pitadas de blues e do southern rock, em poderosos hits que anos a frente cairiam no gosto da mídia e do público.

Unidos a Jeff Case (guitarra), Johnny Colt (baixo) e Steve Gorman (bateria), os irmãos Robinson se lançaram no mercado em janeiro de 1990 com o disco Shake Your Money Maker, nome de uma canção do influente guitarrista e compositor Elmore James, lenda do blues americano.

O riff inicial de “Twice As Hard” abre o disco com um grande refrão, seguida das também excelentes “Jealous Again”, outra de riff marcante na introdução, rock clássico de qualidade, que precede um dos pontos altos do disco, a balada “Sister Luck”. Um ano depois o Guns N’ Roses lançaria o fenômeno Use Your Illusion, que traria a cover de “Knockin’ On Heaven’s Door” de Bob Dylan, que tem uma certa semelhança, no início instrumental, com essa faixa dos Crowes.

Parecia um disco muito bem planejado, que seguia com “Could I’ve Been So Blind”, mais um hard rock de altíssima qualidade, e depois outra balada-hit-instantâneo, chamada “Seein Things”que também ganharia uma música muito semelhante um ano depois. Dessa vez, “Stranger In This Town”, de Richie Sambora.

Honrando as influências, temos “Hard To Handle”, cover de Otis Redding, onde o arranjo é matador, mais um ponto alto desse trabalho, que mal nos deixa recuperar o fôlego e continua a sequência com o melhor do blues/southern rock praticado pelos Corvos com “Thick N’ Thin”, “She Talks To Angels”, outra balada com cara de hit instantâneo, e pra encerrar, o peso de “Struttin’ Blues”, com destaque para a performance vocal de Chris Robinson e “Stare It Cold” fechando os trabalhos.

Não é exagero encaixar o disco naquelas listas de grandes discos de estreia e com certeza é obrigatório encaixá-lo em qualquer lista de melhores discos dos anos 90.

O The Black Crowes inclusive anunciou recentemente uma turnê comemorativa dos 30 anos de “Shake Your Money Make” e será uma daquelas oportunidades raras de vez todas essas pérolas novamente ao vivo, visto que os caras não se reuniam há seis anos e que o último disco lançado foi Before The Frost… Until The Freeze (2009).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!