Troá!

O Rio de Janeiro sempre foi um centro interessante para novas bandas e artistas brasileiros.

Pensando em documentar e dar uma força a diversos novos nomes cariocas, Juliana criou uma conta no Instagram chamada Miss Indie, onde faz registros de shows e mostra o que rola de mais interessante na música da capital fluminense.

A convite do TMDQA!, ela separou 7 novas bandas cariocas para você prestar atenção e é só seguir o texto abaixo.

Divirta-se e siga a Miss Indie no Instagram!

7 Bandas Cariocas

Os mais conservadores insistem na ideia de que não se faz mais música como antigamente. Eu diria que não se faz mesmo! Mas sob outro ângulo.

O mercado da música acompanha cada salto dado pela tecnologia. O acesso a esses trabalhos mudou, ficou mais fácil. Gravar trabalhos autorais já não é uma magia, é uma forma de empreendedorismo e também é muito acessível. Com isso, o número de bandas e artistas com trabalhos incríveis vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.

São inúmeros os grandes nomes cheios de potencial, mas dentro da cena underground carioca, separamos 7 bandas que você pode ouvir e conhecer na sequência.

Contando Bicicletas

Contando Bicicletas

A Contando Bicicletas é uma banda com um álbum lançado há pouco mais de um ano. Eles trazem para o público uma sonoridade diferenciada. Rock alternativo? Sim. Mas as guitarras rebuscadas, temperadas com um sax maravilhoso em algumas faixas, fazem toda a mistura sair do senso comum.

Também interessante nessa banda é o fato de que as músicas são recheadas de períodos instrumentais que podem transportar o ouvinte para outras dimensões de reflexão. Vale a pena conhecer.

 

Troá!

Troá!

A Troá! é uma dupla de meninas talentosíssimas: uma baterista e uma multi instrumentista. A sonoridade envolve rock, blues, jazz e mais, tudo meio funkeado, com o grave do baixo e da voz de Carol Mathias, enquanto Manuella Terra conduz a percussão de forma brilhante.

É tudo tão incrível que a música “Ímpeto” ficou em primeiro lugar no Top 10 Melhores Músicas do Ano – preferidas do público – da SIM São Paulo em 2019. O novo álbum Eu Não Morreria Sem Dizer foi lançado mês passado, novinho em folha.

 

Papagaio Sabido

Papagaio Sabido

Tratando-se de Rio de Janeiro, carioca gosta bem é de um samba com cerveja gelada e curtir com os amigos. Pra essa galera good vibes, eu apresento a banda Papagaio Sabido.

Eles misturam samba com forró e xote, e embalam tudo com um violino que faz toda a diferença do grupo. As letras falam de amor, fazem críticas sociais, falam do Nordeste e do nosso Brasil. E ainda te tiram para dançar. Com certeza é uma banda que quando o carioca ouvir dizer que tem show, ele precisa ir.

 

Vício Vintage

Vício Vintage

Rock alternativo com influências dos anos 60 e 70, teclado com toques de psicodelia, amor e dilemas do cotidiano humano, tudo isso é Vício Vintage. A banda tem três anos de existência e o EP Qualquer Coisa Serve está disponível nas plataformas digitais.

O grupo lançou recentemente uma série de sessões em vídeo com versões de piano substituindo o teclado, trazendo a atmosfera intimista da banda ao público.

Algumas músicas do próximo álbum, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2020, já foram tocadas em alguns shows da banda. E dá pra saber que vem coisa muito boa por aí.

 

Dois ou Dez

Banda Dois ou Dez

Fazendo Pop rock inspirado no rock nacional dos anos 80 e 90, a banda Dois ou Dez está aparecendo cada vez mais na cena independente do Rio de Janeiro. Eles têm seis anos de estrada, mas em 2019 vivenciaram um crescimento incrível tanto em produção de conteúdo musical quanto em presença nas mídias sociais e engajamento do público, o que reflete em shows sempre lotados e animadíssimos!

O carioca os encontra nos principais pubs da cidade, com músicas que falam de amor e refrães feitos para serem cantados juntos.

 

Trio Frito

Trio Frito

O Trio Frito é uma banda que tem ganhado o carisma do público carioca. Os shows estão sempre cheios e a diversão fica por conta da sonoridade influenciada também pelo rock dos anos 70, como as guitarras de Hendrix. O novo lançamento Me Leva Até o Topo ainda conta com a participação de Yasmin Gomlevsky nos vocais.

Ainda falando de parcerias, eles estão para lançar um trabalho feito em conjunto com o produtor e compositor Hyldon. Vale a pena conferir o trabalho do trio.

 

Verbara

Verbara

A Verbara é uma banda revelação do Rio de Janeiro. Inclusive o álbum Para Noites Mal Dormidas e Dias de Sol, primeiro da banda, já ficou em terceiro lugar no Prêmio Eu Quero Falar de Música de 2019, por voto popular. O público do Rio gosta de Verbara.

A sonoridade da banda expressa o rock alternativo com trombone, trompete, e percussão que passeia pela nossa brasilidade. O diferencial dessa banda talvez seja justamente a habilidade de misturar sons e criar uma identidade forte.

E com letras incríveis, verdadeiras poesias. Tem de tudo nessas, até problemática de violência contra a mulher. Quem optar por conhecer o trabalho dessa banda não vai se arrepender.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!