Andy Gill, do Gang Of Four
Foto de Andy Gill via Shutterstock

Más notícias para os fãs de post-punk: Andy Gill, guitarrista e fundador do lendário Gang Of Four, morreu aos 64 anos de idade.

A causa da morte do músico britânico nascido em Manchester não foi revelada, mas seus colegas de banda compartilharam um texto na página oficial do Facebook e falaram a respeito desse momento tão duro:

Isso é tão difícil para a gente escrever, mas o nosso grande amigo e Líder Supremo morreu hoje.

A última turnê de Andy em Novembro foi a única maneira pela qual ele poderia ir embora; com uma Stratocaster pendurada no pescoço, berrando com barulho dos amplificadores e ensurdecendo as pessoas na primeira fila.

Sua visão artística descompromissada e o comprometimento com a causa significaram que ele ainda ouvia mixagens para o próximo disco, enquanto planejava a próxima turnê, direto do seu leito no hospital.

Mas para nós, ele era o nosso amigo – e nós iremos nos lembrar dele por sua generosidade e sua bondade. Sua inteligência assustadora, piadas ruins, histórias malucas e xícaras intermináveis de chá Darjeeling. Por acaso ele também era um pouco gênio.

Um dos melhores a fazer o seu trabalho em todos os tempos, a sua influência nas músicas baseadas em guitarras e o processo criativo foram inspiradas para nós, bem como para todos que trabalharam ao seu lado e ouviram as suas músicas. E seus álbuns e trabalhos como produtor falam por conta própria. Vá colocar um disco para tocar por ele.

Amamos você, amigo.

John, Thomas e Tobias

Gang Of Four: Andy Gill, História e Influência

Formada em 1976 na cidade de Leeds por Andy Gill, Jon King, Dave Allen e Hugo Burnham, a influente banda tornou-se um dos nomes mais quentes do que ficou conhecido como post-punk, dando uma cara toda particular ao gênero com suas guitarras e batidas.

Entertainment!, disco de estreia lançado em 1979, é considerado como um importante marco para a música da década seguinte por conta de sons como “Damaged Goods”, que você pode ouvir na playlist oficial do TMDQA! logo acima.

Após idas e vindas, não parou de trabalhar desde a reunião em 2004 e de lá pra cá lançou alguns discos, sendo o mais recente deles Happy Now, de 2019.

Todas as músicas do álbum foram compostas por Andy Gill e aparentemente ele já trabalhava no seu sucessor.

Que descanse em paz.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!