Clipe de
Foto: Reprodução / Youtube

Cada vez mais beneficiada pelos recursos tecnológicos, a animação sempre teve o poder de se inovar e de conquistar o público. Ela é capaz de criar o irreal e de expandir nossas percepções de mundo, instigando assim a nossa criatividade.

Mas não pense que as melhores animações são atuais. O recurso, desde antigamente, tem sido visto como um eficiente meio para se contar histórias. O conto folclórico “Kobu Tori“, da coletânea Uji Shui Monogatari, por exemplo, data de 1929. Foi originalmente dirigido pelos japoneses Chûzô Aochi e Yasuji Murata, pioneiros na animação local, que se desenvolveria até chegar à estética dos animes de hoje.

A simplicidade e a clareza passada pelo conto inspiraram o grupo OZU a usar a obra como a representação visual de uma de suas faixas mais famosas. “Old Friend“, lançada originalmente no EP The Downbeat Sessions Vol. 1, ganhou um clipe com uma nova edição das imagens do fim dos anos 20. A canção também está presente, com novo arranjo, no disco Inner, lançado em 2018.

 

Uma vida de incertezas

“Kobu Tori” conta originalmente a história de um personagem que tem um notável caroço em seu rosto. Tal personagem precisa lidar com as diferenças entre sonho e realidade e com o medo do desconhecido. Sua jornada é cheia de incertezas, o que por acaso reflete tanto a época do lançamento original quanto os dias atuais.

A nova narrativa, contada a partir de uma nova edição das imagens da animação, foi adaptada pelo compositor e arranjador Francisco Cabral e pela guitarrista Sue Elie, ambos membros da OZU.

No resultado, é como se a música já fizesse parte do anime. A simplicidade da animação, fortemente calçada no contraste entre o preto e o branco, ganha uma atmosfera mais imersiva graças à interessantíssima sonoridade da OZU. O grupo traz a essência do trip-hop através de uma instrumentação completa com elementos do jazz e do neo soul.

Confira abaixo o clipe, com exclusividade do TMDQA!. Aproveite para comparar com a versão original da animação, também disponível abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!