Chico Buarque
Foto de Chico Buarque via Shutterstock

Democracia em Vertigem é um documentário brasileiro que fala sobre os eventos que levaram ao processo de impeachment da ex-Presidente da República, Dilma Rousseff.

Dirigido por Petra Costa, a obra está concorrendo ao Oscar e desde que veio a confirmação da indicação, a cineasta tem compartilhado depoimentos de pessoas que falam sobre o filme.

Em sua conta no Instagram, ela compartilhou recentemente um vídeo onde o cantor e compositor Chico Buarque aparece dando suas opiniões a respeito do assunto.

 

Chico Buarque e o Governo Jair Bolsonaro

Claramente se opondo ao governo do atual presidente, Jair Bolsonaro, Chico diz que tudo começou nas eleições de 2014, quando a oposição não respeitou o resultado das urnas que reelegeram Dilma.

A partir daí, ele desenvolve:

O filme Democracia em Vertigem, para além de seus méritos cinematográficos que são muitos, tem um grande valor histórico.

A diretora Petra Costa soube captar no calor da hora, com sensibilidade, os bastidores da cena política, principalmente a partir de 2014 quando os derrotados não aceitaram o resultado das urnas e passaram a tramar, com apoio de grande parte da classe política, com apoio da grande mídia e com pelo menos a complacência da justiça, começaram a tramar contra o governo de Dilma Rousseff.

Não souberam esperar mais quatro anos, quando talvez pudessem implantar um governo liberal e conservador, tudo bem. Mas o que a gente vê ali, assistindo às cenas hoje, dá impressão que estavam brincando com a democracia, e o resultado está aí.

Temos hoje um país governado por loucos.

Obrigado Petra Costa, parabéns pelo seu filme e boa sorte.

A edição de número 92 do Oscar acontecerá no dia 09 de Fevereiro de 2020, direto de Los Angeles.

LEIA TAMBÉM: Dilma Rousseff aparece em dois filmes que concorrem ao Oscar

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!