Kobe Bryant em 2017
Foto de Kobe Bryant via Shutterstock

O lendário ex-jogador de basquete Kobe Bryant faleceu neste domingo (26) vítima de uma fatalidade inacreditável ao lado de sua filha Gianna, de 13 anos.

Seu legado, no entanto, foi relembrado por diversas personalidades. Ídolo para muitos do mundo da música, Bryant inspirou diversas canções — em especial no rap, gênero que costuma estar muito associado ao basquete nos EUA.

De forma geral, a maioria das músicas que inspirou utiliza seu nome como um comparativo de algo extremamente talentoso, vencedor, competitivo e resiliente. Portanto, em uma tentativa de fazer uma singela homenagem a este legado, resolvemos reunir 10 dessas canções.

Veja a seguir.

Beyoncé feat. Kanye West – “Ego (Remix)”

Kanye West é um dos maiores fãs de Kobe e vai, inclusive, aparecer mais de uma vez nessa lista. Quando fez um remix de “Ego”, da Beyoncé, ele aproveitou para citar o cara em um trecho que fala sobre sonhos, ego e realizações pessoais: “Meu ego é meu amigo imaginário/Ele estava comigo quando eu estava apenas imaginando/Eu sonhava com a liga/Um dia eu jogo com o Kobe/Eu ando pelas nuvens e ele já me conhece/Poderia ter deixado os matadores de sonhos matarem minha auto-estima/Ou usar a arrogância como o vapor que alimenta meus sonhos/E meu ego”.

Chief Keef – “Kobe”

“Kobe”, do Chief Keef, é uma grande canção em tributo ao atleta — e não é a única. Nela, o rapper diz: “eu acho que sou o Kobe”. A frase vira uma espécie de tema da faixa, na qual ele constantemente referencia o jogador como exemplo de alguém imbatível, o melhor no que faz.

Daddy Yankee – “Campeo a Mi Manera”

O porto-riquenho Daddy Yankee é muito conhecido por seus hits de reggaeton, mas também traz algumas influências de rap em seu trabalho. E na faixa “Campeo a Mi Manera” ele mostra todo seu talento nas rimas, inclusive se exaltando por meio de uma referência a Kobe Bryant: “Nesse esporte de rimas/Eu sou como o Kobe, o tempo todo metendo bolas”.

The Game feat. Raekwon – “Bulletproof Diaries”

Aqui, além de se exaltar ao dizer que “conhece o Kobe”, The Game aproveita para dar sua opinião e cravar que Bryant é o melhor do esporte, em uma clara provocação a LeBron James: “Você conhece um negão que marca 81 pontos? Me mostre”.

A faixa “Bulletproof Diaries” ainda tem participação de Raekwon, do lendário Wu Tang Clan. O grupo foi um dos que prestou homenagem a Kobe no Twitter, escrevendo que é um “homem que transcende o basquete e o esporte em geral”. Veja abaixo.

Jay-Z feat. Kanye West, M.I.A. & Lil Wayne – “Swagga Like Us”

Antes de entrarem em uma treta aparentemente eterna, Jay-Z Kanye West colaboraram muitas vezes e, em uma delas, o resultado foi “Swagga Like Us”. A canção que ainda tem participação de M.I.A. Lil Wayne referencia o atleta como o melhor de todos os tempos, em um verso cantado por Kanye: “Tentando pegar aquele número do Kobe, um acima do Jordan”.

A ideia é que Bryant usou o número 24 durante boa parte de sua carreira, 1 acima de Michael Jordan (que usava o 23). Na visão de West, era como se Kobe se enxergasse como “Jordan + 1”, ou seja, o melhor da história.

Justin Bieber feat. Jaden Smith – “Never Say Never”

À época artistas mirins, Justin Bieber Jaden Smith uniram forças na faixa “Never Say Never”. Com um viés inspiracional, a canção traz uma referência às incríveis performances de Kobe Bryant nos minutos decisivos de partidas: “Como o Kobe no último quarto, água congelada com sangue”.

Lil Wayne – “Kobe Bryant”

A faixa de Lil Wayne embala muitos vídeos e compilações de lances do ídolo dos Lakers, muito devido à sua letra que homenageia de forma direta e clara o jogador, enquanto outros o usam como metáfora ou comparação.

ScHoolboy Q feat. Kanye West – “THat Part”

A parceria entre dois grandes rappers rendeu mais um tributo a Bryant, citado como uma “lenda viva”. Mais uma vez, foi Kanye quem citou o ídolo: “Andando, uma lenda viva, cara eu me sinto como o Kobe (Kobe)”.

Naturalmente, West foi outro artista que postou uma mensagem de lembrança após o falecimento do jogador. “Kobe, Nós te amamos irmão”, escreveu no Tweet.

Travis Scott – “Stargazing”

Ícone da geração mais recente, Travis Scott também mostrou que acompanhava um dos maiores atletas do basquete. E usou seu nome para uma comparação interessante: “Eu brilho demais pra essa treta, me sinto o Kobe, yeah/Isso aqui é astronômico”.

Tyga – “Young Kobe”

Outro nome mais recente, Tyga resolveu se comparar com “Young Kobe”, ou seja, a versão jovem de Kobe Bryant. Isso porque o jogador foi um dos talentos que floresceu mais cedo na liga, ganhando protagonismo já nas suas primeiras temporadas e inclusive estreando no Jogo das Estrelas aos 19 anos de idade.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!