Grammy 2020

Como te contamos por aqui, os bastidores do Grammy estão envoltos em confusão.

Depois de ser afastada do cargo, a ex-presidente Deborah Dugan está expondo diversas sujeiras da maior premiação de música e suas acusações estão dando o que falar. Ela já chegou a falar sobre ter sofrido assédio sexual e, mais recentemente, reforçou na televisão que há corrupção nas votações da cerimônia.

Em uma dessas falas, ela chegou a comentar que o Conselho de Diretores tem poder de substituir indicados por nomes de sua preferência; mais ainda, alguns artistas nomeados já estiveram presentes nas votações de suas categorias, segundo ela. Inclusive, Dugan afirma que um dos concorrentes ao prêmio de Canção do Ano desta edição teria votado em si mesmo (a).

Além disso, há boatos circulando na Internet sobre prêmios específicos dos últimos anos que teriam sido arranjados para determinados artistas.

Acusações e Respostas

Bill Freimuth, chefe de cerimônia do Grammy, negou todas as polêmicas e afirmou que a votação é “justa e ética”. Em comunicado oficial, ele ainda garante que a votação é secreta e reforça que qualquer membro do comitê que venha a concorrer a um prêmio deve ficar de fora da categoria em que concorre.

Abaixo, você pode ver a mensagem de Freimuth na íntegra. O Grammy acontece neste domingo, 26 de Janeiro.

Comunicado da Academia

É o objetivo da Academia garantir que o processo do GRAMMY seja comandado de forma justa e ética e que os membros votantes façam suas escolhas baseadas unicamente em excelência artística e méritos técnicos de gravações elegíveis.

Alegações espúrias dizendo que membros ou comitês usam o nosso processo para empurrar nomeações de artistas com quem têm relacionamentos são categoricamente falsas, mal-intencionadas e erradas. Esse processo é estritamente respeitado por todos os envolvidos e não possui exceções. Um resumo detalhado de todo o processo de votação pode ser encontrado no nosso site: https://www.grammy.com/grammys/awards/voting-process.

Os Comitês de Revisão de Nomeações são formados por um grupo diverso de criadores de música atuais e relevantes com grande nível de expertise em seus respectivos gêneros. Esses membros do comitê são todos Membros Votantes. Comitês são construídos pela Diretoria em consultoria com o Presidente/CEO e Chefe de Cerimônia usando nomes apresentados por todas as filiais da Academia. Vários são Administradores. Eles são escolhidos semanas antes da lista inicial da primeira rodada ser criada, então não é sabido se algum dos membros aprovados terá sido envolvido em alguma potencial nomeação. Por esses membros do comitê serem os melhores do ramo, e vários membros trabalharem com múltiplos artistas, não é incomum que algumas das pessoas em cada sala acabarão nomeadas na primeira rodada. Existem regras estritas para resolver qualquer conflito de interesse.

Caso um membro do comitê se qualifique para um GRAMMY, eles devem deixar a sala por toda a sessão de audição e NÃO poderão votar naquela categoria. Membros do comitê não sabem o ranking de qualquer indicado e a votação é secreta. Os comitês não são confidenciais, mas os nomes dos membros dos comitês são pela razão óbvia de prevenir o lobbying de pessoas externas, portanto protegendo a integridade do processo de votação. Tudo relacionado aos processos de nomeação e votação é programado na intenção de proteger a integridade da cerimônia para reconhecer e celebrar a excelência de artistas.

Continuamos totalmente comprometidos com a integridade, transparência e robustez da premiação e estamos ansiosos para celebrar os artistas que merecidamente serão premiados. Estamos agudamente cientes de que vários artistas trabalharam a vida toda para este momento na maior noite da música e é neles que queremos que o foco esteja quando celebrarmos neste final de semana.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!