Linkin Park

Um recente levantamento que coletou dados de vendas mundiais de discos apontou os 50 títulos mais vendidos do mundo até então. Lá, dentre registros de pop, disco, R&B e rock, temos o Hybrid Theory, o aclamado disco de estreia do Linkin Park.

Classificado como o 47º disco mais vendido (via Rádio Rock), o álbum se destaca na lista por ser o único álbum de rock lançado a partir da virada do milênio a conquistar uma margem expressiva de vendas. Vale lembrar que, em seu lançamento, o disco conquistou muitos pela consagração efetiva do nu metal enquanto gênero musical, mesclando elementos de metal, hip hop e até música eletrônica.

Ainda falando sobre o rock, a lista contempla também nomes como Bon Jovi, Led Zeppelin, Metallica, Beatles, U2 e Pink Floyd (que tem o segundo mais vendido da história, logo abaixo de Thriller, de Michael Jackson).

 

É possível emplacar discos no novo milênio?

50 discos mais vendidos da história
Foto: Chart Masters

Da lista em questão, 17 discos foram lançados nos anos 80, década mais presente. Os anos 90, também um auge para a venda de discos, emplacaram 14 lançamentos na lista. Os anos 70, que viveram na pele o boom da indústria da venda física, aparecem 10 vezes.

A partir dos anos 2000, apenas seis discos alcançaram marcas expressivas. Além da estreia do Linkin Park, aparecem na lista Eminem (com The Marshall Mathers LP, de 2000, e The Eminem Show, de 2002), Norah Jones (com Come Away With Me, de 2002) e Adele (única artista a emplacar na década de 10, com 21, de 2011, e 25, de 2015).

Considerando que o novo milênio contemplou outras formas de consumo de música, desde os download até o streaming, pode ser que marcas expressivas como essa, pelo menos quanto à venda física, talvez nunca mais sejam alcançadas. Vale destacar que o recorde de Adele foi algo que ninguém conseguiria prever, ainda mais por conta das plataformas de streaming devidamente consolidadas em 2015.

LEIA TAMBÉM: há 20 anos o Linkin Park lançava “Hybrid Theory”, seu impactante disco de estreia

E o rock?

Se já é difícil para um artista emplacar um disco de forma física atualmente, muito mais difícil é para um artista de rock. Considerando o atual cenário da indústria fonográfica e os movimentos musicais predominantes no quesito de popularidade, o rock, apesar de estar bem vivo, não possui a mesma visibilidade e raramente é contemplado em premiações. Nas atuais paradas de rock, ganham destaque nomes que flertam com o pop, como Twenty One Pilots e Imagine Dragons.

No entanto, o cenário era diferente no início da consolidação da indústria. Todos os três discos da década de 60 que estão entre os 50 mais vendidos, não à toa, são classificados como rock. Estão lá Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (lançado pelos Beatles em 1967), Abbey Road (também dos Beatles, lançado em 1969) e Led Zeppelin II (também de 1969).

É claro que outros artistas de rock ganharam visibilidade nas décadas seguintes, contemplando também subgêneros como o hard rock e o rock psicodélico. No entanto, é evidente que outros gêneros superaram a popularidade então inquestionável do rock. O que o Linkin Park atingiu com seu disco lançado há 20 anos foi um auge incrível para o fã de rock.

E ai? Acha que a popularidade do rock ainda pode ressurgir? Deixe sua opinião nos comentários!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!