Daniel Craig James Bond 007
Foto via Wikimedia Commons

Marque na sua agenda. No próximo dia 8 de Abril estreia Sem Tempo Para Morrer, o mais novo filme da franquia 007. O filme promete trazer várias novidades para a franquia e aparentemente marcará a despedida de Daniel Craig do papel de James Bond.

A intérprete da famigerada música tema foi finalmente anunciada: Billie Eilish. A cantora é a mais jovem artista a conquistar esse status e sucede nomes como Jack White, Alicia Keys, Sam Smith, Adele e mais.

Às vezes até mais aguardados do que os filmes em si, os “Bond Themes” ganharam popularidade por refletirem o cenário musical de uma época. Isso vale desde o tema original (1962) até a mais recente “Writing’s On The Wall”, de Sam Smith (2015).

Desde que o filme foi anunciado, as especulações na internet eram recorrentes. A internet já apontou diversos potenciais intérpretes, que vão desde Ed Sheeran até Dua Lipa. Alguns, em contrapartida, já até deram o primeiro passo e demonstraram vontade de gravar, como Paul Weller e o Radiohead.

Baseado no universo estético construído pelas faixas ao longo desses mais de 50 anos de franquia, selecionamos 7 outros artistas que poderiam muito bem dar voz ao aguardado novo tema. Levamos em conta a relevância do artista, seu talento e a possibilidade de dar vida a uma canção inovadora e refrescante para a série.

Vale destacar que não consideramos artistas que já gravaram para a franquia. Também não abrimos a possibilidade de gravações em parceria, já que isso ampliaria muito as opções disponíveis.

E você? Quem você escolheria para cantar o novo “Bond theme”? Está satisfeito com a escolha de Billie? Deixe sua opinião nos comentários!

 

7 – John Legend

Se tem uma coisa que os 24 filmes anteriores da série ensinaram é que é preciso ter uma boa voz para dar vida à música-tema de James Bond. Nesse sentido, o premiadíssimo John Legend, consagrado compositor de baladas românticas e dono de uma voz única, seria uma excelente escolha.

O disco mais recente dele é A Legendary Christmas, seu primeiro disco de Natal, lançado em 2018. Mas ele está dando sinais de vida novamente! Há alguns dias, o cantor lançou a nova “Conversations in the Dark“, para a série This Is Us.

Parece pouco provável, mas sonhar não custa nada, certo?

 

6 – Tame Impala

Inovar é importante. Não à toa, alguns dos melhores “James Bond Themes” nasceram de escolhas a princípio inusitadas, como Madonna e Duran Duran. Mas aqui temos alguns fatos a favor dessa escolha.

Primeiramente, a imersão musical proporcionada pelo Tame Impala é uma característica primordial da banda. Os “Bond Themes” também contam com essa profundidade, em espécie de camadas. Em segundo lugar, seria interessante vermos o rock psicodélico como uma nova vertente musical na franquia. Vale lembrar que a última vez que o rock foi explorado em um filme 007 foi em 2008, quando Jack White e Alicia Keys juntaram forças em “Another Way to Die”.

De quebra, não seria difícil de imaginar aquelas psicodélicas aberturas dos filmes da série com a imersiva explosão sonora do Tame Impala ao fundo.

 

5 –  Dua Lipa

A franquia “pescou” Adele durante a explosão de sua carreira, aproveitando o sucesso de 21. O resultado foi nada menos que a brilhante “Skyfall”. O mesmo poderia facilmente vir a acontecer com outra cantora britânica: Dua Lipa.

Após ganhar fama mundial com seu homônimo disco de estreia lançado em 2017, a cantora continuou se mostrando relevante ao dar voz a singles de Calvin Harris e do projeto eletrônico Silk City. Atualmente, ela divulga material de seu novo disco, Future Nostalgia, que será lançado ainda este ano. Ganhar uma música-tema 007 seria uma grande consagração para uma artista já reconhecida.

E aparentemente este foi um dos critérios utilizados para a escolha. Afinal de contas, a jovem Billie só veio a lançar o seu disco de estreia em 2019.

 

4 – Lady Gaga

Shallow” foi (e ainda é) um sucesso inimaginável. E nós sabemos que Lady Gaga é capaz de repetir um feito desses para uma produção cinematográfica!

Se, no início de sua carreira, conhecíamos Gaga por sua excentricidade musical, terminamos a última década vendo um lado mais “acústico” e “leve” da cantora. No entanto, foi graças ao disco Joanne e ao recente material gravado com Tony Bennett que grande parte de seu público reconheceu seu baita talento vocal.

Talvez fosse a hora certa para ela misturar sua grande capacidade de fazer performances memoráveis com um retorno às grandes bases musicais. É possível imaginar ela “aloprando” novamente por cima dos arranjos orquestrais que caracterizam a franquia.

 

3 – Kendrick Lamar

Repetimos: é bom sair da caixinha e procurar além. O óbvio pode ser o mais sensato a se fazer, mas buscar inovações pode desembocar em surpresas maravilhosas.

Em 24 filmes da franquia 007, o hip-hop foi totalmente menosprezado. E que nome seria melhor para iniciar uma nova fase do que o sempre ótimo Kendrick Lamar?

Após brilhar na produção da trilha sonora do filme Pantera Negra, Kendrick reforçou de que é um nome de peso na atual indústria fonográfica. A Eon Productions (produtora da série) poderia confiar plenamente no rapper e entregar em suas mãos o dever de produzir uma nova música-tema.

Se não estiver convencido, que tal uma parceria? A adição de vocais femininos no refrão pode ser uma boa saída para uma experiência musical completa, como Kendrick fez com SZA em “All The Stars“.

 

2 – Lana Del Rey

As canções-tema da série transmitem certa melancolia. A estética contempla, com a ajuda do característico arranjo orquestral, sentimentos mais profundos do que uma mera música dançante. E que artista transmitiria essa introspectividade melhor do que a sempre ótima Lana Del Rey?

Considerando o timing, Lana ainda continua sendo uma escolha viável. Norman Fucking Rockwell, o melhor disco de 2019, ainda está fresquinho. Pode ser ótimo para que a cantora alavanque ainda mais a sua carreira.

 

1 – Beyoncé

Para alguns, já passou da hora de Beyoncé cantar uma música tema.

Dentre todas as divas pop consagradas ao longo dos anos 2000, talvez a Queen B seja a mais reconhecida por sua performance vocal. Considerada por muitos a atual rainha do pop, Beyoncé já comprovou que tem voz para alcançar as notas altas exigidas na maioria das músicas-tema lançadas até então.

LEIA TAMBÉM: as 10 Melhores Músicas-Tema da História da franquia 007

Ela tem estilo, personalidade musical e, é claro, a fama certa para impulsionar a divulgação do filme. Várias especulações apontavam que será ela a nova intérprete do tema. Nada contra a Billie, é claro, mas a escolha de Bey seria um tiro certeiro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!