Schoolhouse Rock!

Todo mundo sabe que é difícil convencer uma criança a estudar tópicos como matemática, história e gramática. Por outro lado, música e televisão são bem mais interessantes aos pequenos: assim surgiu o Schoolhouse Rock!, um projeto de David McCall que tem uma história sensacional.

A ideia veio como uma solução para problemas dentro da casa do publicitário, até então um executivo da empresa McCaffrey and McCall. Seu filho estava tendo dificuldades para aprender a tabuada mas, ao mesmo tempo, havia memorizado todas as letras das músicas dos Rolling Stones.

Assim, David pensou: e se ele transformasse esses aprendizados em canções de rock? Bob Dorough foi o músico escolhido para a tarefa, que até então se resumia em compor uma música que ensinasse a multiplicar. Assim surgiu “Three Is a Magic Number”, que acabou sendo o episódio piloto do Schoolhouse Rock!.

https://www.youtube.com/watch?v=aU4pyiB-kq0

A faixa tem uma sonoridade que se assemelha a artistas da época como o Buffalo Springfield Neil Young. Tom Yohe, um funcionário da McCaffrey and McCall que trabalhava com ilustrações, adorou a ideia e resolveu fazer uma animação para acompanhá-la. O resultado ficou tão sensacional que chegou a Michael Eisner, à época vice-presidente da ABC, uma das maiores redes de televisão dos EUA.

A estreia oficial de Schoolhouse Rock! foi em Janeiro de 1973 com Multiplication Rock, uma série de 11 episódios sobre a tabuada que incluía “Three Is a Magic Number”. Mas os tópicos foram se estendendo com o tempo e uma segunda temporada intitulada Grammar Rock veio para ajudar os pequenos com a gramática da língua inglesa.

Jack Sheldon e Bob Dorough

https://www.youtube.com/watch?v=RPoBE-E8VOc

Para esta segunda temporada, o músico Jack Sheldon foi contratado e se juntou a Bob Dorough. A dupla funcionou muito bem e, durante 1973 e 1975, criou canções marcantes como “Conjunction Junction”. Disponível acima, o episódio explica o uso de conjunções e é acompanhado por uma das melhores animações do programa.

Vale ressaltar que ambos tinham um passado bem interessante na música. Os dois foram criados no jazz/bebop e Dorough chegou a tocar com Miles Davis, enquanto Sheldon era diretor musical do The Merv Griffin Show, um talk show apresentado por uma das maiores figuras do entretenimento dos EUA; Merv Griffin é creditado como o criador dos programas Jeopardy! Wheel of Fortune, que inspiraram versões até mesmo no Brasil.

Infelizmente, essas duas figuras já nos deixaram. Dorough faleceu na sua própria residência em Mount Bethel, na Pensilvânia, em Abril de 2018 aos 94 anos de idade. Já Sheldon, que teve ainda uma carreira memorável envolvendo nomes como Tom WaitsFrank Sinatra e tantos outros, morreu neste último dia 27 de Dezembro aos 88 anos e foi justamente o que inspirou esta matéria.

Schoolhouse Rock!

https://www.youtube.com/watch?v=JPncpeFYgi0

O projeto não está mais ativo há alguns anos e o histórico de ter sempre preservado a equipe original deve dificultar o surgimento de novos episódios.

A última produção feita pelo Schoolhouse Rock! foi em 2011, quando lançaram Earth Rock. Com a crescente importância do tema de mudanças climáticas, todos os membros ainda vivos da década de 70 se juntaram a Tom Yohe Jr., que tomou o lugar do pai falecido em 2000 nas animações.

Em 2013, a capital americana Washington recebeu o que provavelmente terá sido o último show do projeto. A apresentação ocorreu no Kennedy Center e bateu recorde de público. Que seja grande assim o legado desse belo projeto e que descansem em paz os que nos deixaram!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!