Ricky Gervais
Foto de Ricky Gervais via Shutterstock

Ontem à noite (05) aconteceu a cerimônia entrega do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações da televisão e do cinema.

Grandes nomes de Hollywood estiveram reunidos em uma apresentação que esnobou a Netflix, plataforma com mais indicados que acabou saindo com apenas dois prêmios, e parece ter indicado que ainda prioriza meios mais “tradicionais”.

O apresentador da porra toda foi Ricky Gervais, comediante britânico, e a gente já o introduziu com um palavrão porque o cara não tem papas na língua para falar a respeito do que pensa. Mesmo. De verdade.

As Piadas de Ricky Gervais

Atirando para todos os lados, Ricky usou seu humor ácido para tirar sarro mesmo dos que estavam bem ali à sua frente, incluindo figurões como Joe Pesci, Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio.

Dizendo que essa seria a última vez que ele apresentaria o Globo de Ouro, aproveitou para soltar o verbo e também falar sobre hipocrisia, política e mais.

Logo abaixo você pode ver um vídeo com alguns dos destaques da noite em seu discurso de abertura, bem como a tradução em Português para essas e outras piadas ditas por Gervais durante o evento de 2020.

1Piadas com Atores e Diretores

Felicity Huffman

A atriz se envolveu em um escândalo onde grandes nomes de Hollywood tentaram comprar vagas para seus filhos em universidades importantes dos EUA. Ela foi condenada e ficou na prisão por duas semanas, além de ter sido obrigada a prestar serviços comunitários:

Vocês estão todos muito belos, todos arrumados, chegaram aqui nas suas limusines. Eu também cheguei aqui em uma limusine hoje e a placa dela foi feita pela Felicity Huffman.

Leonardo DiCaprio

O ator de 45 anos de idade está namorando a modelo argentina Camila Morrone, que tem 22 anos. A diferença de idade foi motivo para as piadas de Ricky:

‘Era Uma Vez… em Hollywood’, quase três horas de duração. Leonardo DiCaprio foi até a estreia do filme e ao final, sua acompanhante era muito velha para ele. Até o Príncipe Andrew [que tem histórico de acusações de abuso de menores] falou, ‘Hey Leo, vamos lá cara, segura a onda… Você já tem quase 50 anos, filho.’

Joe Pesci

A altura de Joe Pesci (1,63m) foi motivo de piada, bem como o sucesso de “Baby Yoda”:

Muitas lendas aqui hoje à noite. Ícones. Só nessa mesa, olha só: Al Pacino, Robert De Niro… Baby Yoda. Ah não, espera, é o Joe Pesci.

Martin Scorsese

Outra piada envolvendo os também 1,63 metros de altura de Martin Scorsese.

Martin Scorsese, o maior diretor de cinema vivo, foi parar no noticiário por conta de comentários sobre filmes da Marvel. Ele disse que a empresa não faz cinema de verdade e os filmes o lembram de parques de diversão. Eu concordo, apesar de não saber o que ele está fazendo perto de parques de diversão. Ele não é alto o suficiente para entrar nos brinquedos.

 

2Polêmicas

Com a Apple e com os atores e atrizes:

A Apple entrou no lance da televisão com ‘The Morning Show’, uma série dramática incrível. Uma série dramática incrível sobre a importância da dignidade e de se fazer a coisa certa.

Feita por uma empresa que explora empregados com péssimas condições na China, então…

Vocês dizem que estão ligados sobre o que acontece no mundo, mas as empresas para as quais vocês trabalham… quero dizer, é inacreditável, Apple, Amazon, Disney… Se o grupo terrorista ISIS criasse um serviço de streaming vocês ligariam para o empresário de vocês, não ligariam?

Então, se você ganhar um prêmio hoje, não use isso como uma plataforma para um discurso político, certo? Você não está em posição nenhuma para ensinar o público sobre qualquer coisa. Você não sabe nada sobre o mundo real. A maioria de vocês passou menos tempo na escola do que Greta Thunberg.

Então, se você ganhar, certo? Suba aqui, aceite seu pequeno prêmio, agradeça seu empresário, seu deus, e vá se foder, ok?

Com a própria dona do evento:

Muitas pessoas negras foram deixadas de lado em categorias importantes. Infelizmente não tem muito que a gente possa fazer porque a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood [organizadora do Globo de Ouro] é inteirinha muito, muito racista.

E mais uma vez, com a própria dona do evento…

Kevin Hart foi demitido do Oscar por causa de tweets ofensivos. Para a minha sorte, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood mal fala Inglês e não tem ideia do que é o Twitter, então eles me ofereceram esse trabalho por fax.

Com a Igreja Católica:

Foi um ano movimentado para filmes sobre pedófilos. ‘Surviving R. Kelly’, ‘Leaving Neverland’, ‘Dois Papas’… Cala a boca, cala a boca. Eu não me importo. Eu não me importo.

Com o evento em si…

Ninguém mais se importa com filmes. Ninguém vai ao cinema, ninguém assiste televisão. Todo mundo assiste a Netflix. Essa premiação deveria ser apenas eu chegando e dizendo, ‘Parabéns, Netflix. Vocês ganharam – tudo.’ Mas não, temos que arrastá-la por três horas.

Você poderia assistir de uma vez só a primeira temporada completa de ‘Afterlife’ ao invés dessa premiação.

E esse é um seriado sobre um homem que quer se matar após a sua mulher morrer de câncer. E ainda assim é mais divertido que essa premiação aqui.

… e com mais polêmica

Alerta de spoiler: a segunda temporada está vindo aí, então obviamente ele não se matou. Assim como Jeffrey Epstein não se matou.

Acusado de pedofilia e ligado a figurões da indústria do entretenimento e da política mundial, Epstein apareceu morto na cadeia e a causa foi determinada como suicídio, mas muita gente contesta a conclusão dizendo, inclusive, que as lesões sofridas por ele são mais compatíveis com estrangulamento do que enforcamento.

Quando a plateia reagiu com algumas vaias, Ricky Gervais completou:

Calem a boca, eu sei que ele era amigo de vocês, mas eu não me importo.

Com representatividade e racismo:

Nós iríamos fazer uma parte In Memoriam, homenageando os que se foram, mas quando eu vi a lista de pessoas que morreram esse ano, pensei que não tinha diversidade o suficiente. A maioria era branca. Aí eu pensei, ‘Não, não enquanto eu for o responsável’.