Red Hot Chili Peppers -
Reprodução/YouTube

Quem já teve banda certamente já viu ensaios chegarem naquele ponto em que sessões de improviso parecem te levar a lugar nenhum. Pois o Red Hot Chili Peppers transformou um desses momentos em um dos maiores sucessos da banda!

Um vídeo de 1991 postado no YouTube mostra a banda fazendo uma jam que eventualmente se tornaria “Give It Away”. Basicamente, a única parte reconhecível é a guitarra que viria a ser o riff principal; de resto, a coisa soa até meio desconexa. Como um usuário descreveu nos comentários, “ouvindo os instrumentos individualmente, parece que essa música nunca deveria ter funcionado”.

Bem mais lento do que a versão gravada, o improviso é definido muito bem por outro comentário:

Só uns caras groovando. Às vezes leva a algum lugar, às vezes não.

É por aí mesmo, né? Dê o play a seguir e veja John Frusciante (tocando uma Gibson!) e Flea e na forma mais crua possível.

Red Hot Chili Peppers e “Give It Away”

Ouvindo a versão final de “Give It Away” e esse improviso, é fácil concluir que o segredo é não desistir de boas ideias. Com uma boa produção – e claro, com os vocais icônicos de Anthony Kiedis – um improviso qualquer se transformou em um dos maiores hits dos Chili Peppers.

Moral da história: esse vídeo deveria ser exibido para toda banda que está começando e acha que grandes músicas são escritas instantaneamente!

LEIA TAMBÉM: Vídeo: em 1988, Red Hot Chili Peppers tocava Black Flag com baterista do Dead Kennedys

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!