THE WHO - São Paulo Trip
(crédito: Ricardo Matsukawa / Mercury Concerts)

Parece que Pete Townshend não está colocando muitos freios nas suas declarações recentes.

O lendário guitarrista do The Who tem dado entrevistas para falar do primeiro disco da banda em mais de uma década e, recentemente, até “comemorou” as mortes do baterista Keith Moon e do baixista John Entwistle.

Pois em um papo recente com o Toronto Sun, Pete falou a respeito da história do Rock And Roll e a modéstia passou longe do assunto quando o cara discutiu o The Who.

Mais especificamente, o guitarrista celebrou o disco ao vivo Live At Leeds, gravado pelo The Who em Fevereiro de 1970 e lançado em Maio daquele ano.

The Who, Led Zeppelin e Heavy Metal

A declaração sobre o Heavy Metal veio quando o repórter disse que o novo disco da banda, WHO, não tem “aquele som clássico de rock feroz”. Ele então respondeu:

O disco não soa como o The Who daqueles primeiros anos do heavy metal. Nós meio que inventamos o heavy metal com Live At Leeds.

Pete Townshend continuou falando sobre como outras bandas “copiaram” a sonoridade do seu grupo:

Nós fomos copiados por tantas bandas, principalmente o Led Zeppelin, sabe: baterias pesadas, baixos pesados, solos de guitarra pesados, e algumas dessas bandas, como o Jimi Hendrix por exemplo, acabaram fazendo isso tudo bem melhor do que a gente.

Cream, com Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, eles surgiram em 1967, mesmo ano que Hendrix, e eles meio que roubaram a nossa fórmula de certa forma.

Então para as pessoas que querem ouvir aquele som antigo de heavy metal, há várias bandas por aí que podem fazê-lo. Então não é exatamente o que nós podemos fazer hoje. E mesmo que a gente quisesse, nunca estaria lá em cima na minha lista de desejos.

Vale lembrar que o The Who foi fundado em 1964 e em 1969, quando o Led Zeppelin lançou seu disco de estreia, já estava colocando no mundo o seu quarto álbum, a lendária ópera-rock Tommy.

LEIA TAMBÉM: Pete Townshend esclarece fala polêmica sobre Keith Moon e John Entwistle

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!