Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tradicionalmente, o Festival do Rio funciona como uma espécie de vitrine para o público carioca conhecer alguns dos longas tidos como possíveis candidatos ao Oscar. Depois de perigar não acontecer por motivos políticos e falta de verba pública, a 21ª edição está confirmadíssima e será realizada entre os dias 9 e 19 de Dezembro.

Neste ano, o filme que vai abrir o festival é Adoráveis Mulheres, dirigido por Greta Gerwig e que traz Emma Watson encabeçando o elenco. Mas este é apenas um dos grandes lançamentos internacionais da edição 2019, que não deixou de selecionar importantes obras do cinema mundial apesar das dificuldades financeiras.

Entre elas estão também O Escândalo, de Jay Roach, e Um Lindo Dia na Vizinhança, de Marielle Heller. Para aquecer os cinéfilos de plantão, o TMDQA! preparou uma lista com os títulos que aparecem na seleção do Festival do Rio e que podem abocanhar algumas (ou muitas) vagas no Oscar do ano que vem. Veja também a programação completa do festival aqui.

Confira nossa lista a seguir:

Adoráveis Mulheres

O filme de abertura do Festival do Rio, Adoráveis Mulheres, é um forte candidato ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. A trama gira em torno de um clássico da literatura e conta a trajetória das irmãs March, que caminham para a vida adulta sem a presença do pai, que luta na Guerra Civil Americana. Além de Emma Watson, estão no elenco Saoirse Ronan, Florence Pugh e Eliza Scanlen.

O Escândalo

O drama baseado em fatos reais O Escândalo deve concorrer nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Dirigido por Jay Roach e roteirizado por Charles Randolph, a trama joga luz em cima das denúncias de jornalistas da FOX News, em 2016, que acusavam o dono da emissora de assédio sexual. Nicole Kidman, Margot Robbie e Charlize Theron estão no elenco.

Jojo Rabbit

É provável que a comédia estrelada por Scarlett Johansson Jojo Rabbit ganhe poucas indicações ao Oscar, mas pode abocanhar uma vaga justo na mais importante: a de Melhor Filme. Dirigido por Taika Waititi, o longa retrata a Segunda Guerra Mundial através dos olhos de um menino alemão (Roman Griffin Davis), que, aos 10 anos, foi doutrinado pela juventude nazista e seu amigo imaginário Adolf Hitler. Sam Rockwell também está no elenco.

E Então Nós Dançamos

O longa LGBTQ+ E Então Nós Dançamos, de Levan Akin, é o indicado da Suécia para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e tem grandes chances de levar a estatueta. O roteiro mostra o romance entre um bailarino profissional no auge de sua carreira e o seu maior rival. A história de amor dos dois se torna um problema quando um deles não sabe se continua correndo atrás de seu sonho ou se vive um relacionamento de verdade.

https://www.youtube.com/watch?v=8tAmZxvw8I4

O Caso Richard Jewell

O novo filme de Clint Eastwood, O Caso Richard Jewell, deve concorrer a uma vaga na categoria Melhor Ator para Paul Walter Hauser no Oscar 2020. Baseado em fatos reais, o longa gira em torno de Richard Jewell, que trabalhou como segurança nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos. Ele ganhou fama de herói ao relatar ter encontrado uma bomba, mas depois se torna o suspeito número 1 do FBI no caso. Mais uma produção com Sam Rockwell no elenco, além de Kathy Bates.

Uma Vida Oculta

Dirigido por Terrence Malick, Uma Vida Oculta pode ganhar indicações para o Oscar de Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Direção. O longa narra a ascensão do nazismo na Alemanha da década de 1930 e seu impacto nas comunidades agrárias do país. A trama é baseada na vida pouco conhecida de Franz Jägerstätter (August Diehl), um fazendeiro austríaco que se recusou a jurar lealdade a Hitler.

Judy

Adaptação da peça de sucesso da Browdway Judy Garland – O Fim do Arco-Íris, o longa de Rupert Gold Judy pode render a atriz Renée Zellweger o Oscar de Melhor Atriz no ano que vem. O filme foca no último ano de vida da atriz e cantora, mãe de Liza Minnelli. Judy morreu aos 47 anos e protagonizou clássicos do cinema como O Mágico de Oz, lançado em 1939. A canção “Over the Rainbow” ficou eternizada em sua voz.

Honey Boy

Lançado em Sundance com muitos elogios, Honey Boy pode ser indicado nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante para Shia LaBeouf. Sob a direção de Alma Har’el, o filme acompanha a vida do protagonista dos primeiros títulos da saga Transformers, que, além de roteirista do longa, atua no papel de seu próprio pai, James Lort. Lucas Hedges e Noah Jupe também estão no elenco.

Um Lindo Dia na Vizinhança

Dirigido por Marielle Heller, Um Lindo Dia na Vizinhança deve concorrer ao Oscar de Melhor Ator, pela performance de Tom Hanks. Na trama, o veterano de clássicos oscarizados como Forrest Gump: O Contador de Histórias vive o icônico apresentador de TV Fred Rogers. O roteiro foca na amizade entre Rogers e o jornalista Tom Junod (Matthew Rhys).

Os Miseráveis

O primeiro longa do diretor francês Ladj Ly, Os Miseráveis, representará a França na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O filme tem o mesmo título da obra clássica de Victor Hugo e denuncia a violência e o preconceito sofridos pelos moradores de muitos subúrbios de Paris nos dias atuais.

https://www.youtube.com/watch?v=cLgNYKwL3Gg

Uma Mulher Alta

Dirigido por Kantemir Balagov, Uma Mulher Alta é o candidato da Rússia a uma vaga para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Inspirado no livro A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, escrito por Svetlana Aleksiévitch, o longa se passa na cidade de Leningrado, em 1945, e conta a vida de Iya (Viktoria Miroshnichenko) e Masha (Vasilisa Perelygina). Elas são duas jovens mulheres que buscam esperança e significado em meio aos destroços físicos e psicológicos deixados na Rússia após o fim da Segunda Guerra Mundial.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!