Marty Friedman e Paul Gilbert no Rock Fujiyama
Reprodução/YouTube

Marty Friedman Paul Gilbert são dois dos maiores virtuosos da guitarra de todos os tempos. O primeiro mostrou toda sua técnica no Cacophony antes de se juntar ao Megadeth por quase dez anos, enquanto o segundo liderou bandas como o Mr. Big e o Racer X durante sua longa carreira.

Colocá-los frente a frente em um duelo pra lá de curioso foi a ideia do programa de TV japonês Rock Fujiyama. A regra do Rock A to Z era a seguinte: uma letra do alfabeto seria sorteada e os músicos precisavam tocar uma canção de uma banda de rock com essa letra.

O programa tem algumas nuances bem estranhas (pelo menos pra nós por aqui), mas é legal demais. O duo se diverte horrores, e chega a tocar junto em músicas como “Spirit of Radio”, do Rush.

Quem ganhou a brincadeira, pelas regras do programa, foi Marty. Mas nos comentários, muita gente preferiu a performance de Gilbert! Isso porque o ex-guitarrista do Megadeth tocou canções mais fáceis, como “Basket Case” (do Green Day) e “Blitzkrieg Bop” (do Ramones) enquanto Paul apostou em faixas mais complexas como “Elephant Talk”, do King Crimson.

Confira na íntegra a seguir!

Marty Friedman e Paul Gilbert

https://www.youtube.com/watch?v=Q8qZREpob8M

Vale lembrar que Marty virou uma celebridade gigantesca no Japão, tendo participado em mais de 700 programas de TV. O guitarrista fala a língua fluentemente e mora lá desde 2003, pouco depois de deixar o Megadeth.

Já Paul Gilbert também fala o básico do idioma — ambos mostram isso no vídeo — e lançou um disco solo, intitulado Behold Electric Guitar, neste ano. Há planos de mais um lançamento solo no ano que vem, chamado Werewolves of Portland.

Vale lembrar ainda que o Rock Fujiyama também recebeu outros ícones ocidentais do gênero. Nomes como Andrew W.K.Kerry King (Slayer) e o DragonForce já passaram pelo programa, que durou apenas 1 ano entre 2006 e 2007.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!