Björk Digital

Após passar por São Paulo e outras capitais do mundo, a exposição internacional Björk Digital desembarca em Brasília. A partir do dia 3 de Dezembro até o dia 9 de Fevereiro de 2020, o CCBB Brasília será cenário para amostra dos conteúdos imersivos criados pela artista islandesa.

Com a colaboração de alguns artistas visuais do mundo, como James Merry, Andrew Thomas Huang e Jesse Kanda, a exposição é dividida em duas partes: Galeria 1 e Galeria 2.

A primeira parte é composta por quatro seções e traz os clipes em VR das faixas do álbum Vulnicura (2015): “Stonemilker”, “Black Lake”, “Mouth Mantra”, “Quicksand”, “Family” e “Notget”.

De uma performance intimista na praia de Grótta, na Islândia, a um mergulho na boca da Björk, passando por interações com os avatares digitais da artista, os vídeos interativos exploram a tecnologia da realidade virtual, ressaltando a vocação de Björk como uma das artistas mais vanguardistas de nossa época.

Na segunda parte da exposição o público poderá experimentar o projeto educativo Biophilia através de iPads e uma sala de cinema, com projeção dos videoclipes da artista de forma intermitente, dirigidos por Michel Gondry, Chris Cunningham, Nick Knight, entre outros, incluindo materiais mais recentes, lançados em virtude do álbum mais recente, o ótimo Utopia (2017), como “The Gate”, de Andrew Thomas Hang e Tabula Rasa”, de Tobias Gremmler.

Exposição

A relação de Björk com tecnologia é reconhecidamente um dos principais diferenciais da artista, o que a torna única no universo da música. Björk Digital explora isso com maestria. Nas palavras da artista, a realidade virtual não é apenas uma continuidade natural do videoclipe, mas tem um potencial dramatúrgico ainda mais íntimo, ideal para esta jornada emocional“.

Segundo Lia Vissotto, diretora da Cinnamon, que organiza a mostra nos Centros Culturais Banco do Brasil de todo o país, a exposição em si é mais que uma experiência comum de exposição. “[a mostra] é a introdução à um mundo de novas possibilidades artísticas, uma amostragem de como a junção da tecnologia e da arte podem promover sensações expandidas, potentes e, ao mesmo tempo, super humanas. Fico feliz que o Banco do Brasil esteja abrindo espaço para uma mostra como essa, apostando em novos formatos, e olhando para uma das coisas mais inovadoras que está sendo produzida na arte hoje em dia”, afirma.

Concebida por Björk e James Merry, com produção do MIF (Manchester International Festival), a exposição segue para o CCBB Rio de Janeiro e Belo Horizonte em março e junho de 2020, respectivamente.

Serviço

Exposição Björk Digital em Brasília

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2)

Datas: 03 de dezembro de 2019 a 09 de fevereiro de 2020

Visitação de terça à domingo

Horário Galeria 1 (clipes em realidade virtual): 9h00 às 19h30

Horário Galeria 2 (Biophilia e cinema): 09h00 às 21h00

Ingressos: entrada gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria do CCBB ou no site bb.com.br/cultura.

Bilheteria: terça-feira a domingo das 9h às 21h

Informações: (61) 3108-7600

Classificação indicativa: 14 anos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!