Martin Scorsese
Foto via Wikimedia Commons
 

Por Bruno Inacio

Considerado um dos grandes cineastas da Nova Hollywood – importante movimento cinematográfico que surgiu nos Estados Unidos nos anos 70 –, Martin Scorsese é o responsável por um número significativo de clássicos da sétima arte, desde aventuras como A Invenção de Hugo Cabret (2011) a suspenses psicológicos como Ilha do Medo (2010).

Seus filmes somam diversos prêmios, inclusive um Oscar de melhor diretor por Os Infiltrados, de 2006. Também se sobressai como diretor de documentários, sendo aqueles ligados à música os mais relevantes. Dois ótimos exemplos são George Harrison: Living in the Material World (2011) e No Direction Home (2005), sobre Bob Dylan.

Chegar à lista de cinco obras essenciais de Martin Scorsese exige que se abra mão de grandes filmes, como Cabo do Medo, O Aviador e muitos outros. Para chegar a esse número sem cometer tantas injustiças, selecionei um filme por década a partir dos anos 70.

Confira!

Taxi Driver (1976)

Solitário e recluso, um homem de 26 anos (Robert DeNiro) começa a trabalhar como motorista de táxi e passa a ter um crescente sentimento de revolta diante da miséria e da violência que estão à sua volta. Ao mesmo tempo, tenta fazer com que uma jovem prostituta (Jodie Foster) largue seu cafetão e volte para seus pais e para a escola. Destaque para a cena clássica de DeNiro em frente ao espelho dizendo “You talkin’ to me?”.

Touro Indomável (1980)

Robert DeNiro volta a ser protagonista de um filme de Scorsese alguns anos depois, quando interpreta o pugilista Jake LaMotta na narrativa sobre um lutador que vê sua carreira em ascensão ao mesmo tempo que sua vida entra em declínio – na maior parte das vezes por conta de suas ações possessivas e desagradáveis.

Os Bons Companheiros (1990)

Henry Hill (Ray Liotta) narra sua trajetória de garoto que sempre quis ser gângster até o sucesso na vida de crimes, sob proteção do mafioso James “Jimmy” Conway (mais uma vez Robert DeNiro). Com bons diálogos e cenas memoráveis, se tornou um dos grandes filmes sobre máfia de todos os tempos.

Os Infiltrados (2006)

O jovem policial Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) recebe a difícil missão de se infiltrar na máfia, ao mesmo tempo em que o criminoso Colin Sullivan (Matt Damon) passa a se infiltrar na polícia, como informante do mafioso Frank Costello (Jack Nicholson). Num jogo de gato e rato, ambos os infiltrados passam a temer que sejam descobertos e assassinados. Destaque para a trilha sonora – algo quase sempre muito marcante nos filmes de Scorsese.

O Lobo de Wall Street (2013)

Leonardo DiCaprio (por enquanto já presente em cinco filmes de Scorsese) vive Jordan Belfort, um ambicioso jovem que depois de ser despedido de uma corretora de Wall Street cria sua própria empresa, enriquece e passa a levar uma vida guiada por tudo aquilo que lhe dá prazer.

 
 
Compartilhar