Foto: Ari Marcopoulos
 

O músico, cantor, compositor e um dos ícones do rock alternativo, Lee Ranaldo, co-fundador da saudosa Sonic Youth, está preparando novidades para 2020.

No dia 21 de fevereiro, o artista lançará o álbum que sucede Electric Trim, de 2017, ao lado do produtor espanhol Raül Refree, que já assinou trabalhos com o próprio Ranaldo e Rosalía.

Intitulado Names of North End Women, o disco, que sairá via Mute Records, é descrito por Ranaldo como “o começo de uma nova parceria, uma nova configuração”. O título foi inspirado em uma vizinhança canadense, em Manitoba, onde as ruas receberam nomes de mulheres.

Sobre o processo de gravação do álbum, Ranaldo contou que foi fruto de uma mistura curiosa entre o novo e velho:

Estávamos misturando todos esses sons estranhos analógicos das fitas cassete antigas, lidando com o ‘assobio’ da fita; misturando tecnologia muito nova e tecnologia muito antiga.

Composto por 8 faixas inéditas, o novo trabalho colaborativo de Ranaldo e Refree apresenta, de fato, musicalidade plural, com diversas texturas rítmicas e experimentações. Instrumentos como marimba e vibrafone, além de samplers e uma máquina de cassetes que Ranaldo usava há 25 anos, foram incluídos para a criação de uma ambientação mais encorpada e instigante.

Para comprovar a excentricidade que vem por aí, a dupla, que sairá em turnê a partir de Abril, já liberou o videoclipe da faixa-título do álbum, “Names of North End Women”, que traz cenas do curta austríaco Outer Space, lançado em 1999 por Peter Tscherkassky.

Aviso: o vídeo apresenta conteúdo que pode causar desconforto em fotossensíveis.

Lee Ranaldo e Raül Refree – Names of North End Women

Lee Ranaldo e Raül Refree - Names of North End Women
Capa do álbum “Names of North End Women”, de Lee Ranaldo e Raül Refree

Conforme supracitado, Names of North End Women sairá no dia 21 de fevereiro, mas você já pode garantir sua cópia aqui.

Abaixo, confira a listagem das faixas do registro:

01. “Alice, Etc.”
02. “Words out of the Haze”
03. “New Brain Trajectory”
04. “Humps”
05. “Names of North End Women”
06. “Light Years Out”
07. “The Art of Losing”
08. “At The Forks”