Disney+
Foto: Divulgação

A Disney+, plataforma de streaming da Disney, estreou na última terça-feira (12) fazendo muito barulho. Uma das várias novidades, porém, chamou bastante atenção na internet.

Como notou a usuária do Twitter Jeva Lange, alguns filmes mais antigos da empresa vêm com um aviso a quem o assiste. O comunicado consiste em abordar que a produção pode conter uma “representação cultural ultrapassada”, possivelmente ofensiva para algumas pessoas.

A notícia vem após a própria plataforma afirmar que editaria alguns filmes, como Dumbo de 1941, para excluir cenas de racismo.

Continua após o tweet

Apesar disso, porém, a mesma usuária notou que outros desenhos antigos que também contam com conteúdo parecido não têm o aviso. Este é o caso de Aladdin, de 1992, que diz apenas estar sendo exibido “como o original”, assim como Peter Pan (1953).

Warner Bros.

Um internauta chamado Paul Sanchez notou que a atitude não é nova na indústria.

Como mostra o print abaixo, a Warner Bros. colocou um aviso muito mais completo antes de algumas de suas produções. O texto diz:

Os desenhos que você verá a seguir são fruto de seu tempo. Eles podem conter alguns preconceitos raciais e étnicos que eram comuns na sociedade americana. Essas representações eram erradas antes e continuam erradas hoje. Enquanto o conteúdo não representa a visão da Warner Bros. nos dias de hoje, estes desenhos serão mostrados do jeito que foram originalmente criados, porque fazer o contrário seria negar que esses preconceitos existem.

Mandou bem, hein?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!