Notícia triste para os fãs dos Beatles. Robert Freeman, icônico fotógrafo que trabalhou com a banda em diversos momentos, morreu aos 82 anos.

Freeman foi responsável pelas fotos de discos como Help!, Beatles for Sale, Rubber Soul, With the Beatles e A Hard Day’s Night.

Paul McCartney publicou um tributo ao colega, que revelou ser um de seus fotógrafos favoritos. Leia parte do texto abaixo:

Além de ser um grande profissional, ele era muito criativo e um verdadeiro pensador original. As pessoas costumam pensar que a foto da capa do ‘Meet The Beatles’ em meia-sombra foi uma foto de estúdio cuidadosamente arranjada. Na verdade, foi rapidamente capturada por Robert no corredor de um hotel em que estávamos hospedados, onde a luz natural vinha das janelas no final do corredor. Eu acho que não demorou mais que meia hora para fazê-la.

Bob também fotografou a capa do ‘Rubber Soul’; sua prática normal era usar um projetor de slides e projetar as fotos que ele tirou em um pedaço de papelão branco do tamanho exato de um álbum, fornecendo uma ideia precisa de como seria o produto final. Durante sua sessão de visualização, o cartão que estava apoiado em uma pequena mesa caiu para trás, dando à fotografia uma aparência ‘esticada’. Em vez de simplesmente colocar o cartão na vertical novamente, ficamos empolgados com a ideia dessa nova versão de sua fotografia. Ele nos garantiu que era possível imprimi-la dessa maneira e, por conta do nome do disco, sentimos que a imagem se encaixava perfeitamente.

A causa da morte não foi revelada.

Além dos Beatles

Meet The Beatles

Freeman também trabalhou com nomes como John Coltrane, Mohammed Ali, Andy Warhol e o jornal The Sunday Times.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!