Foto: Reprodução/YouTube

Nos últimos dois finais de semana tivemos o ENEM 2019, e a comissão da prova resolveu homenagear uma das bandas mais icônicas do Brasil: a Legião Urbana.

A referência foi sutil, mas bela, e apareceu nos dois dias de prova. No primeiro, que ocorreu no dia 3, foram quatro citações em relação à banda brasiliense. As frases aparecem nas capas dos cadernos de prov, para serem transcritas pelos estudantes nos gabaritos – é uma etapa de segurança.

As canções escolhidas foram “Perfeição”, “A Via Láctea”, “Há Tempos” e “Metal Contra as Nuvens”. Já neste último dia 10, segundo dia de provas, foi “Eduardo e Mônica” que apareceu na prova.

Os trechos escolhidos eram curtos, como por exemplo o icônico “E quem irá dizer que não existe razão?”, desta última faixa. Já as outras quatro canções vieram, respectivamente, com os trechos Venha, o amor tem sempre a porta aberta”, “Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho”, “Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza” e “Teremos coisas bonitas para contar”.

Legião Urbana, Cazuza e Madonna no ENEM 2019

Além dos trechos de Legião Urbana nas capas, a música também esteve presente no conteúdo da prova do ENEM 2019. E teve mais artista nacional: a canção “Blues da Piedade”, de Cazuza, foi citada na avaliação.

Como contou a Revista Cifras, os estudantes ainda viram uma questão sobre “In This Life”, música de Madonna.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!