Martin Scorsese e filmes Marvel
Fotos via Wikimedia Commons/Disney
 

Nos últimos dias, os diretores Francis Ford Coppola Martin Scorsese deram declarações fortes sobre os filmes da Marvel.

A polêmica começou quando Scorsese disse que “aquilo não é cinema”, argumento reforçado por Coppola – que ainda classificou as obras como “desprezíveis”.

Alguns defensores dos filmes de herói, como o diretor James Gunn Kevin Smith, deram respostas à altura. Mas o site Comicbook parece ter achado o argumento definitivo para quem quer defender os heróis na telona.

De acordo com a apuração do site, os números de bilheteria dos filmes nos EUA geram comparações até injustas. Os filmes da Marvel já faturaram um total de U$8.54 bilhões em 23 filmes, enquanto Coppola tem um catálogo avaliado em U$2.36 bilhões e Scorsese está um pouco abaixo, com “apenas” U$1.81 bilhões. Os números já estão ajustados pela inflação.

Em média, a performance da Marvel também é melhor. No caso deles, o valor médio é de U$371 milhões por produção; para Coppola, esse valor cai para U$139 milhões e Scorsese vê uma média de U$75 milhões.

Filmes mais bem-sucedidos

Vale lembrar que Coppola também teve blockbusters na sua carreira. Ele é responsável pela trilogia O Poderoso Chefão, enquanto o maior sucesso de Scorsese foi Os Infiltrados. O primeiro rendeu U$711 milhões, enquanto o segundo faturou U$181 milhões.

Mesmo nesse aspecto, a Marvel ainda canta vitória. O recém-lançado Vingadores: Ultimato já forneceu U$858 milhões à empresa; o pior filme do estúdio financeiramente, O Incrível Hulk (2008), está estimado em U$134 milhões. Apenas quatro filmes de Scorsese superam esse valor, e seis de Coppola.

É claro, no entanto, que o sucesso comercial não define quem está certo ou errado nessa história. É até injusto comparar o trabalho de um estúdio gigantesco como a Marvel com dois diretores que construíram sua carreira em uma Hollywood que movimentava muito menos dinheiro do que hoje em dia.

LEIA TAMBÉM: O Irlandês: veja trailer que mostra Al Pacino e DeNiro rejuvenescidos