Não deve ser fácil manter uma relação por 30 anos: seja ela uma amizade, um casamento ou até uma banda. Para os Racionais MC’s também não foi, e o maior grupo de hip-hop do Brasil nunca fez questão de esconder as lutas e as dificuldades.

Nestas três décadas de estrada, a banda formada por Mano Brown, DJ KL Jay, Ice Blue e Edi Rock passou por diversas fases, projetos paralelos e até anos de inatividade. Nada disso impediu que, em 2018, os caras voltassem com tudo aos palcos e, neste ano, saíssem em turnê pelo Brasil para celebrar o aniversário.

No giro de shows chamado de 3 Décadas, o Racionais passou por vários estados brasileiros, mas decidiu gravar um DVD logo em São Paulo, é claro. Mais especial ainda, o registro foi feito na última quinta-feira (10) no Credicard Hall, zona Sul de São Paulo, a 15 minutos do Capão Redondo, onde a banda nasceu e fez seu sucesso.

Não que esse seja o fator determinante que nos mostra a atual relevância do grupo mas, só em São Paulo, foram três datas lotadas — nos outros estados, a banda também arrastou multidões para seus shows. Shows esses, inclusive, os mais completos da carreira dos caras, com banda de apoio, dançarinos e toda a estrutura que o Racionais merece.

Continua após a foto

Racionais MCs 3 décadas-19
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Sem citar políticos específicos, o grupo deixou clara sua mensagem ao falar sobre racismo, fascismo e outros tópicos sociais importantes. Não que o discurso explícito seja extremamente necessário, já que as letras dos caras, mesmo as feitas há 30 longos anos, ainda refletem exatamente a situação atual do país e falam por conta própria.

O setlist contou com sucessos como “Homem na Estrada”, “Pânico na Zona Sul”, “Diário de um Detento”, “Jesus chorou”, “Vida Loka (Parte 1 e 2)” e muitos outros, todos cantados pela multidão que tomou conta do Credicard Hall.

A celebração foi mais do que propícia para o grupo, que está mais forte e relevante do que nunca mesmo em 2019. Viva, Racionais!

Racionais MCs em São Paulo

  1. Pânico na Zona Sul
  2. Tempos difíceis
  3. Voz Ativa
  4. Beco sem saída
  5. Mano na Porta do Bar
  6. Homem Na Estrada
  7. Fim de Semana No Parque
  8. Jorge da Capadócia
  9. Mágico de Oz
  10. Rapaz comum
  11. Tô ouvindo alguém me chamar
  12. Diário de um Detento
  13. Gênesis
  14. Capítulo 4, versículo 3
  15. Negro Drama
  16. A Vida é Desafio
  17. Jesus chorou
  18. Vida Loka (Parte 1)
  19. Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)
  20. O Mal e o Bem
  21. Fórmula mágica da paz
  22. Vida Loka (Parte 2)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!