Illy
Foto: Roncca

Baiana radicada no Rio de Janeiro, Illy é inquestionavelmente um grande nome da nova era da música nacional. E, para alcançar esse status, ela bebeu da fonte da várias referências. O respeito pelo legado da nossa música, somado a uma personalidade musical primorosa, fizeram com que a cantora chamasse a atenção de seus ouvintes.

Vemos isso em sua websérie Illy e a MPB de Todos os Sons, onde já teve a oportunidade de tocar com nomes como Chico César, Caetano Veloso, Felipe Cordeiro e muito mais. Veremos mais dessas influências no próximo projeto da cantora, em que ela cantará versões de músicas de sua maior inspiração: Elis Regina. A cantora já havia citado o nome de Elis na época do lançamento de seu primeiro disco Voo Longe, quando tivemos a oportunidade de entrevistá-la.

Na última sexta (11), Illy disponibilizou o primeiro single do novo disco ao apresentar uma releitura bem pessoas de “Alô, Alô Marciano“. Composta por Rita Lee e Roberto de Carvalho, a canção ganhou fama na voz de Elis no álbum Saudade do Brasil, de 1980. Ela também já foi cantada também por nomes como Maria Rita e Lulu Santos, e chegou até a ser tema de abertura de novela.

 

“Cantar Elis é a coisa mais difícil e prazerosa que eu podia fazer na minha carreira agora”

A versão gravada por Illy adiciona elementos modernos e um tanto espaciais à música. Ao mesmo tempo, ela insere sua personalidade na interpretação. Isso faz parecer que é uma canção de autoria sua. Os arranjos apresentam uma nova estética, mas respeitam a versão original.

Muito da ideia de regravar Elis veio por conta de suas atemporais letras. “Essa contemporaneidade dos temas aliada à riqueza das melodias e letras me convenceram a me jogar de cabeça neste projeto,” explica Illy. Ainda sobre a iniciativa, a cantora conta que:

Tudo está sendo feito no capricho que ela merece. Cantar Elis é a coisa mais difícil
e prazerosa que eu podia fazer na minha carreira agora. Não topei para ser mais do
mesmo.

A capa do single, enquanto isso, apresenta uma clara referência ao primeiro disco do grupo Secos & Molhados.

 

Show no Theatro Net Rio com Silva

No próximo dia 16 (quarta), Illy apresentará ao público do Theatro Net Rio, no Rio de Janeiro, o show Alô, Alô Marciano – Illy Canta Elis. O show contará com a participação de Silva, e o preço dos ingressos varia entre 30 e 80 reais.

Vale lembrar também que Illy interpreta canções de Elis Regina na nova temporada de programa Versões, exibido pelo Canal Bis. O disco de homenagem foi produzido pela própria cantora e pelos parceiros Gabriel Loddo e Guilherme Lirio. A previsão é o projeto ser lançado no final de Novembro.

Compare abaixo com a versão original da música e tire suas conclusões sobre a releitura da cantora baiana.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!