Discos de Vinil em loja
Foto de discos de vinil via Shutterstock
 

Essa a gente já sabia, mas agora a ciência confirma! Ouvir música faz um bem danado para a saúde mental, de acordo com um novo estudo.

A pesquisa foi conduzida pela Entertainment Retailers Association e pela Fly Research, do Reuno Unido, em agosto deste ano, com um número total de 2,019 adultos. 82.9% deles concordaram que discos os ajudam a relaxar, enquanto 76.4% afirmam que escutar discos os ajudam a melhorar quando estão se sentindo mal.

Quando questionados se seus discos favoritos são “uma forma de conforto”, 74.3% afirmou que sim, já 64.7% afirmou que usa isso para dar uma ajuda no humor. A gente também!

O estudo vem dias antes do Dia Mundial da Saúde Mental, que acontece nessa quinta-feira (10), e do Dia National dos Discos, que acontece no sábado (12) no Reino Unido.

Sobre a pesquisa, a Dra. Julia Jones diz (via Louder Sound):

Estamos cientes das evidências científicas sobre os efeitos positivos da música no cérebro e no corpo há décadas. Também sabemos que tirar um tempo de nossas agitadas agendas é essencial para manter nosso bem-estar.

Portanto, o disco oferece uma receita perfeita para fornecer um coquetel de benefícios neuroquímicos e fisiológicos, além de garantir que desfrutemos de uma pausa prolongada. É uma experiência com um cronômetro embutido, portanto não há necessidade de ficar olhando para o relógio. Podemos apenas sentar e apreciar os efeitos.

O disco é uma intervenção particularmente eficaz à noite, quando estamos chegando na hora de dormir. O sono foi identificado como um fator absolutamente crítico para o bem-estar e a audição de um álbum relaxante e de baixo ritmo pode ajudar a entrar no ‘modo de sono’ e aumentar a probabilidade de oito horas sólidas de descanso e recuperação. Por esse motivo, todos nós deveríamos desligar a TV e ouvir um disco antes de dormir todas as noites.

Isso aí!

     
 
Compartilhar